Quais as vantagens de conhecer o valor do cliente para a empresa?

Quais as vantagens de conhecer o valor do cliente para a empresa?

Em tempos de alta concorrência, as empresas buscam aumentar sua participação no mercado de todas as formas, visando a garantir bons lucros no final do mês. Sabemos que uma das maneiras de conseguir isso é por meio de uma boa estratégia de marketing, mas nem sempre isso quer dizer que você deva focar apenas em ter clientes novos — um cliente fiel é algo valioso! É fundamental saber o valor do cliente para a empresa.

Manter consumidores perenes é muito mais rentável para qualquer empreendimento. Com o passar do tempo e apresentando bons serviços ou produtos, a fidelidade se torna lealdade e o comprador vira um verdadeiro parceiro. Quer descobrir quais as vantagens de manter o cliente fiel à empresa? Então confira o post de hoje:

Primeira vantagem de conhecer o valor do cliente para a empresa: redução de custos

Uma das grandes vantagens de manter o cliente fiel à empresa é a redução de custos. Hoje em dia, sabemos que os gastos com atração de novos consumidores são muito maiores do que traçar estratégias para manter seus compradores fiéis.

Quando você precisa fazer grandes promoções ou investir quantias consideráveis em marketing, os valores costumam ser altos e o retorno incerto. Com uma base sólida de clientes constantes, é possível lançar novos produtos e campanhas com um custo em marketing bastante reduzido — até porque, o preço não assusta os clientes fiéis que já estão satisfeitos com seus produtos, serviços e com a marca.

Possibilidade de upsell

A possibilidade de upsell é outra das grandes vantagens de manter o cliente fiel à empresa. Essa expressão do inglês quer dizer algo como “vender a mais”, e é isso que essa técnica busca: agregar vendas além da intenção inicial do comprador. Para isso, você pode oferecer preços vantajosos, vendas combinadas, combos promocionais e garantia estendida, que logicamente são muito mais bem aceitas por pessoas que estão acostumadas a comprar no seu negócio.

Mas lembre-se: o consumidor precisa perceber a vantagem dessa aquisição adicional, que acrescenta valor à oferta inicial, mas soa como uma economia, ainda que ele esteja pagando mais do que previu inicialmente. Só é possível fazer isso se sua empresa consegue mostrar valor dos serviços e produtos oferecidos aos clientes ao longo do relacionamento que foi criado. Um upsell sem que a ligação de confiança seja estabelecida geralmente leva ao descontentamento por parte do cliente, que acaba optando por algo que não lhe tem valor ou que não é necessário para ele. Cedo ou tarde, ele “cairá na real”.

Propaganda espontânea

O cliente fiel é um grande aliado na hora de fazer divulgação espontânea. Os gurus do marketing sabem muito bem o valor da propaganda boca a boca e por isso mesmo nenhuma empresa pode desprezá-la.

Um consumidor perene normalmente terá familiares, amigos e conhecidos que também necessitam do que o seu negócio oferece e uma indicação pode trazer para você mais um parceiro e — melhor ainda — mais um divulgador. Assim, sua marca ganha novos adeptos e simpatizantes e o melhor: sem custo algum!

Feedbacks qualificados

Os clientes fiéis também oferecem uma arma poderosa para sua empresa: feedbacks qualificados. Por isso, dê toda atenção para seu SAC e suas redes sociais: se algum comprador perene fizer uma reclamação, ouça, considere e resolva!

Esses protestos e queixas são excelentes indicativos de como anda a qualidade dos seus produtos e serviços e as questões levantadas por eles podem ser relevantes para o seu público em geral. Em outras palavras: resolva os problemas dos seus clientes constantes e, de quebra, você resolverá de uma só vez o problema de várias pessoas.

Entendeu por que é muito positivo conhecer o valor do cliente para a empresa e ainda mais importante manter um cliente fiel? Gostou do artigo? Então confira também esse outro post sobre lealdade e fidelidade no comportamento do consumidor!

Ebook Seu Cliente é o Rei