Treine sua equipe para melhorar a Experiência do Cliente

Treine sua equipe para melhorar a Experiência do Cliente

O caminho para melhorar a experiência do cliente começa muito antes da decisão de compra ou até mesmo da fase de pesquisa. E se as etapas prévias são negligenciadas, o resultado pode não ser tão favorável quanto o esperado. Um trabalho importante para otimizarmos o processo é o treinamento de equipes: eles são os guardiões de seus valores, cultura e como a empresa ou projeto quer ser percebido. Que tal investir em treinamentos para deixar essas ideias e posturas mais evidentes? Continue acompanhando o post para conferir algumas dicas!

Busque o melhor de cada profissional

O treinamento não deve ser um assunto apenas para quando a sua empresa contratar novos colaboradores: que tal reforçar o que já existe de melhor em sua equipe atual? Não deixe que os valores se percam no cotidiano e aproveite para estreitar os laços entre funcionários e gestores: deixar sempre claro como o trabalho de todos é essencial para o bom andamento dos projetos e para alcançar metas, como aumento de vendas, melhores níveis de satisfação ou redução de custos, é muito importante!

Quando o time se sente parte dos movimentos internos e se engaja, os processos de envolver novos membros durante a admissão se torna mais leve e cria uma atmosfera amigável. Invista além dos cursos técnicos e incentive a formação de profissionais mais completos e pessoas prontas para envolver outras pessoas. Vá além do mercado em que está inserido, incentive o estudo de idiomas e atividades complementares.

Equipe satisfeita, clientes satisfeitos

E como essa série de treinamentos se aplica ao nosso objetivo de melhorar a satisfação dos clientes? Um bom trabalho interno tem impacto em todas as ações que o cliente poderá ter acesso.

No atendimento e toda a parte de relacionamento com o consumidor isso fica muito claro e facilita o envolvimento com os produtos e serviços. Mas até mesmo o que é feito sem a visibilidade direta, como as tarefas operacionais e de apoio podem ser melhoradas. Uma equipe de TI, por exemplo, que se sente valorizada e entende a importância de seu trabalho para a engrenagem completa da organização, atende às solicitações de suporte e desenvolvimento com mais agilidade e atenção aos detalhes. Isso muda a experiência de todos os participantes.

Feedback é um caminho de mão dupla

A direção da empresa já alinhou o que deve ser trabalhado, cada equipe de gestores definiu como isso seria feito e seu time já está participando dos cursos e treinamentos sugeridos. Isso é garantia de um cliente satisfeito? Não é tão simples assim. Para conseguir superar os desafios é preciso estar disposto a prepara boas rodadas de feedback, o que exige também de uma boa dose de comunicação e humildade.  Um ponto de destaque é lembrar que feedback deve ser realizado por todo o grupo,não apenas de líderes para liderados. Quem está no cotidiano da empresa tem muito a adicionar nessas conversas, mostrando o que pode ser efetivo ou não.

Essa troca de experiências traz entendimentos diferenciados do cotidiano da empresa e pode render alterações no andamento dos processos, envolvendo novas pessoas e parceiros, avançando em pontos já saturados ou entendendo o que funciona melhor para cada grupo.

Apresente melhor seus relatórios

Uma outra maneira de deixar o seu público interno mais preparado para o melhor atendimento é deixar todas as etapas de seu trabalho bem alinhadas. Organize reuniões periódicas para que relatórios sejam apresentados ou para que uma área faça apresentações de suas boas práticas. Sempre que algo importante acontecer, não deixe que seja comentada informalmente antes de deixar tudo disponível para sua equipe. Isso faz com que todos se sintam valorizados e não passem a considerar que apenas algumas áreas ou hierarquias são informadas das novidades e mudanças.

As ideias podem parecer simples, mas o bom diálogo ainda é a base para o bom trabalho e o seu maior reflexo é a satisfação do cliente interno ou externo. Você já passou por alguma mudança de hábito dentro de uma empresa que teve resultados externos? Conte para nós nos comentários e não deixe de conhecer o blog da SMARTalk para apresentar melhor suas ideias e projetos.  

Ebook Seu Cliente é o Rei