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Saiba como aumentar o LTV do seu negócio

Por Tomás Duarte em 10 de agosto 2016
Assuntos gerais

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é o LTV? Mais conhecido como Lifetime Value, o LTV é uma métrica cujo objetivo é avaliar o valor do cliente durante o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Por exemplo: se um cliente compra 6 vezes ao ano, com ticket médio de 500 reais e já se relaciona com a empresa há três anos, esse cliente tem um LTV de 6 x 500 x 3 = 9000 reais.

Este importante indicador pode se alterar em função de mudanças nas estratégias comerciais, no mix de produtos/serviços e nas sazonalidades de vendas. Existem diversas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas para aumentar o LTV. No post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre essa métrica e como aumentar esse valor em seu negócio. Acompanhe!

Invista em e-mail e SMS marketing

Divulgue seus produtos/serviços por e-mail, com mensagens curtas e objetivas. Não se esqueça de aplicar CTA’s (call to action – chamada para a ação) persuasivos e imagens de alta qualidade.

O SMS marketing é outra ferramenta que gera resultados positivos. Nessa estratégia, são enviadas ofertas personalizadas por SMS, considerando o perfil e histórico de compras do cliente. O retorno, quase sempre, é imediato.

Tenha uma plataforma de automação de marketing

Com este recurso tecnológico, é possível definir uma sequência de e-mails – que são enviados automaticamente em intervalos programados, para conduzir o cliente pelo funil de vendas, até a concretização da compra.

Utilize uma plataforma de e-commerce eficaz

Investir em uma plataforma de e-commerce eficaz é também uma ótima ferramenta para aumentar o LTV do seu negócio. Esta plataforma deverá oferecer uma boa Experiência ao Cliente, além de garantir um processo de fechamento de compra simplificado.

Adote ferramentas de mensuração

Ferramentas como o Google Analytics, permitem mensurar o volume de visitas em sites, blogs e lojas virtuais, indicando as origens de tráfego e o número de conversões em campanhas de marketing. Estes números e dados são fundamentais para ajustar suas estratégias de captação e retenção de clientes.

Está gostando desse conteúdo? Fale com a Track.co para tirar suas dúvidas e saber como alavancar os resultados de CX da sua empresa.

Faça pesquisas de satisfação do cliente

A Pesquisa de Satisfação do Cliente é outra ferramenta essencial para aumentar o LTV do seu negócio. Aproveite a confiabilidade, simplicidade, flexibilidade e eficácia da metodologia NPS – Net Promoter Score, para mensurar a satisfação dos clientes.

O NPS utiliza uma pergunta essencial: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria esta empresa para um amigo ou familiar? E pede que a nota seja justificada. Depois, emprega a fórmula: %NPS = % Clientes Promotores – % Clientes Detratores.

Clientes Promotores, aqueles que atribuem pontuação 9 ou 10 ao produto/serviço, estão satisfeitos, são fiéis e trazem novos clientes. Clientes detratores, aqueles que atribuem pontuação entre 0 e 6, estão insatisfeitos, não são fiéis e criticam a empresa com seus amigos e parentes. Os clientes que dão nota 7 e 8 são neutros e são descartados da análise.

Analise os motivos de clientes detratores

Fique de olho na justificativa de nota dos clientes detratores, elas indicarão os pontos que precisam ser corrigidos para aumentar o LTV. Quanto menor o número de clientes detratores, mais sustentável será o seu negócio.

Segundo estatísticas, é muito mais barato reter um cliente do que conquistar novos. Por isso, é tão importante aumentar o LTV. Mas, como vimos, essa é uma tarefa que exige o acompanhamento constante de informações de vendas e o suporte de diversas ferramentas, como a da Track.co, para estimulação de novas compras. Coloque estas ferramentas para funcionar a favor da sua empresa!

Tem dúvidas ou sugestões de outras ferramentas para aumentar o LTV do negócio? Use os comentários e compartilhe conosco suas experiências! Ah, e caso queira falar com um de nossos especialistas, será um prazer apoiar você e o seu negócio!

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