5 dicas básicas para reverter a insatisfação de clientes

5 dicas básicas para reverter a insatisfação de clientes

Aqui na Track a gente realmente acredita que o cliente sempre tem razão. E você, concorda ou discorda do ditado? 

Lidar com o público nem sempre é fácil — aliás, pode ser algo complicado às vezes. Mas, se a sua empresa está constatando uma frequente insatisfação de clientes, fato é que existe algum motivo para isso. E se você quer seguir fidelizando consumidores, vendendo mais e gerando receita para seu negócio, precisa saber reverter esse cenário, focando em proporcionar experiências positivas, sempre. 

Solucionar os problemas de seu público requer processos e estratégias internas para que você atinja o melhor contexto possível com a sua carteira. É fundamental pesar a eficácia da solução que se oferece com as consequências para seu caixa e equipe, por exemplo, além de preparar seus colaboradores para lidar com as pessoas corretamente. 

Quer aprender a virar o jogo com a insatisfação de clientes e trazer mais resultado para a sua empresa? Continue com a gente, confira 5 dicas práticas e básicas e faça o atendimento ser uma verdadeiro diferencial de seu negócio

Como reverter a insatisfação de clientes?

1. Faça um acompanhamento adequado

O primeiro passo para começar a reverter o cenário de insatisfação é fazer um acompanhamento adequado do tipo de feedback que está sendo recebido. Procure levantar os seguintes pontos: 

  • quantas reclamações foram feitas em um determinado período de tempo;
  • por quais canais de comunicação as reclamações foram feitas;
  • quais os assuntos mais abordados nos feedbacks. 

A partir das informações coletadas, use os dados obtidos para corrigir os problemas e melhorar o atendimento que é oferecido pela sua equipe atualmente. Só não se esqueça de que esse levantamento deve ser realizado de forma periódica e regular, visando sempre avaliar o desempenho e desenvolvimento do seu negócio. 

E não deixe de ter em mente que, apesar de a perfeição ser uma meta inatingível, é este o conceito em que sua empresa deve mirar. E, para seguir em constante melhoria, ouvir os seus clientes e evitar erros comuns é um processo primordial.

2. Busque compreender o cliente na totalidade

Para entender melhor a situação que seu cliente está relatando e compreender qual seu papel em ajudá-lo, você pode adotar a técnica jornalística de apuração básica, por exemplo. O método consiste nas seguintes perguntas:

  • quem?
  • onde?
  • quando?
  • o quê?
  • como?
  • por quê?

Feitos os questionamentos anteriores, você certamente obterá uma verdadeira “radiografia” da situação.

Lembre-se de que a insatisfação de clientes deve ser encarada como uma oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento — e não como um incômodo ou como uma mancha no currículo da empresa. É imprescindível saber lidar abertamente com esse tipo de situação se o seu objetivo é focar na gestão da experiência de seu cliente

3. Retorne a reclamação apropriadamente

Educação, gentileza e uma boa argumentação são pontos essenciais ao entrar em contato com o cliente para apresentar a posição da empresa sobre a reclamação exposta. Nesse momento, além de mostrar as conclusões, é fundamental oferecer soluções factíveis, principalmente. 

O agradecimento, sobretudo, não pode ser deixado de lado. Como um feedback é uma oportunidade de melhoria, não deixe de agradecer ao público pelos comentários oferecidos e chance de ser melhor.

4. Evite a insatisfação de clientes encantando seu público

Usar esse momento de atrito para cativar o consumidor pode ser um passo realmente significativo para o crescimento de sua empresa. Afinal, o desenvolvimento do negócio só será verdadeiro se as soluções ofertadas forem, de fato, cumpridas. 

Dessa forma, jamais ofereça algo que não possa ser realizado. Isso certamente piorará a situação e o descontentamento de seus clientes. Tenha em mente que o seu objetivo, aqui, é transformar a insatisfação de clientes em uma surpresa agradável em relação ao atendimento eficiente e solução oferecidos. 

Lembre-se, especialmente, de que o custo de aquisição de novos clientes é mais alto que o de fidelização daqueles já existentes. Nesse cenário, portanto, não meça esforços para finalizar o problema com chave de ouro.

Confira algumas dicas que podem ser úteis na retenção de clientes:

  • cupom de desconto nas próximas compras;
  • oferecimento de um produto ou serviço extra gratuitamente;
  • realização de um cadastro do cliente para manter uma comunicação próxima.

5. Utilize uma ferramenta para lhe auxiliar 

Dar um retorno eficaz às reclamações dos clientes é algo que não pode se basear em análises superficiais. Para que o seu consumidor fique com uma excelente impressão, ele precisa perceber que a queixa prestada foi levada em consideração com zelo — e que a solução oferecida foi pensada especialmente para ele.

Para que esse cenário seja atingido em 100% das vezes, sem necessidade de pesquisas longas por parte dos vendedores e contatos excessivos com o consumidor, é imprescindível contar com uma boa ferramenta de gestão da experiência e pesquisa de satisfação dos clientes. 

A partir disso, a avaliação do nível de contentamento da sua base pode ocorrer de maneira automática, e o seu monitoramento será feito com muito mais precisão.

E então, esse conteúdo foi útil para você? Já está pronto para reverter a insatisfação de clientes que existe atualmente na sua empresa? Se sim, saiba que pode contar com a gente. Podemos te ajudar com uma solução completa e atualizada para monitoramento da experiência de sua base. 

Converse com nossa equipe de profissionais: acesse o nosso site ou entre em contato no e-mail hello@tracksale.co  Também estamos disponíveis por telefone: 0800 025 8972.