Realidade virtual: como usá-la para atrair clientes?

Realidade virtual: como usá-la para atrair clientes?

Algumas tecnologias realmente chegam para ficar: foi assim com os dispositivos móveis, com o 3D no cinema e, mais precisamente, especialistas apontam a realidade virtual como uma das tecnologias mais relevantes nesta década. Não é para menos: a sua adesão tanto por empresas quanto por consumidores cresce cada vez mais e, ao mesmo tempo, o acesso se torna mais barato.

Algumas organizações já fazem proveito da VR (sigla para virtual reality) para impressionar e atrair clientes, criando uma percepção de modernidade sobre suas marcas. Descubra a seguir como a você pode usar a realidade virtual na sua empresa.

O que é realidade virtual?

O nome já dá uma bela dica: a realidade virtual faz com que o usuário se sinta em um mundo paralelo ao trabalhar com seus sentidos, principalmente visão e audição, criando uma sensação de imersão nunca antes experimentada. Os usuários podem realmente interagir com os vídeos e jogos, olhando para os lados e caminhando pelos ambientes, por exemplo.

Utilizando um óculos de realidade virtual como o Google Cardboard ou o Samsung Gear VR a sensação é ainda mais realística. Aliás, essas grandes empresas apostam na realidade virtual como uma das principais tecnologias do futuro.

Como essa tecnologia está mudando a relação com os clientes?

Várias empresas já utilizam a realidade virtual para promover ações promocionais e encantar clientes. Uma pesquisa recente revelou que 71% dos entrevistados consideram a tecnologia inovadora e 53% deles afirmaram estar mais dispostos a consumir produtos de empresas que a utilizam. São números expressivos!

Negócios que utilizam recursos de realidade virtual, como vídeos em 360 graus, jogos imersivos, entre outros, geram no público uma percepção de modernidade e inovação — duas características extremamente significativas para quem consome.

Além disso, ao promover ações imersivas, os clientes passam a ter um contato muito mais próximo da sua marca do que teriam em um comercial de TV ou em um anúncio tradicional na internet, por exemplo. Eles estão, literalmente, interagindo com ela, e esta é uma poderosa forma de fidelizá-los.

Quais empresas já utilizam a realidade virtual?

É claro que, com tantas vantagens, diversas organizações se beneficiam com o uso da VR. Vamos conhecer algumas para você se inspirar!

1. McDonald’s

A rede de fast-foods número um do mundo, numa ação ao mesmo tempo simples e divertida, lançou um vídeo no Youtube que permite que os internautas explorem uma de suas lanchonetes em 360 graus. Você decide para qual lado quer olhar!

2. Volkswagen

Outra empresa que entrou com tudo nessa nova tecnologia é a Volkswagen, que possibilita que usuários conheçam alguns dos seus modelos também em 360 graus, por dentro e por fora. A ideia é que, utilizando um óculos de realidade virtual, você se sinta realmente dentro dos carros da montadora.

3. Rede Shangri-La

A rede de hotéis luxuosos de Cingapura desenvolveu uma solução voltada para que agentes de viagens sintam virtualmente a experiência de estar numa de suas luxuosas suítes. A empresa afirma que a opinião desses profissionais é fundamental nas escolhas dos viajantes e, ao proporcionar essa interessante experiência, os clientes estarão mais seguros ao optarem pelos serviços oferecidos.

4. Etihad

Já imaginou voar no mesmo avião da Nicole Kidman? Essa é a experiência proposta pela ação promocional da companhia aérea Etihad para apresentar seu Airbus A380. Em um vídeo de cinco minutos, o espectador embarca em um dos aviões de dois andares da empresa, passando por todas as classes e interagindo com diversos personagens, até encontrar a premiada atriz. Incrível!

A realidade virtual é acessível para a sua empresa?

Quando falamos em tecnologias novas e futurísticas, imaginamos um custo altíssimo para utilização. Felizmente, a realidade virtual já tem se popularizado e é acessível para empresas dos mais diversos tamanhos. É possível encontrar câmeras que gravam em 360 graus por menos de R$ 500 e o conteúdo pode ser disponibilizado gratuitamente por meio do Youtube.

Você também pode consultar agências que já trabalham com a tecnologia para ter suporte de profissionais especializados que te ajudem a criar um conteúdo de primeira qualidade e que atraia o seu público.

E então? Gostou dessas experiências de realidade virtual? Está pensando em utilizar a tecnologia em sua empresa? Conte-nos deixando um comentário!