Quais são os benefícios de uma boa pesquisa de mercado?

Quais são os benefícios de uma boa pesquisa de mercado?

Em tempos de alta competitividade e crise econômica, os gestores inteligentes buscam usar todas as armas possíveis para tornar seus empreendimentos eficazes e dinâmicos. E, ao contrário do que muitos pensam, algumas estratégias simples podem ser exatamente o que o seu negócio precisa para conseguir um diferencial. Dentro desse contexto, destaca-se a pesquisa de mercado, capaz de fornecer dados importantes sobre os clientes e informações relevantes sobre o momento do setor, permitindo um realinhamento nas estratégias e um tremendo ganho de qualidade para sua empresa.

Quer descobrir quais são os maiores benefícios de uma boa pesquisa de mercado? Então confira o post a seguir!

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um estudo especifico que uma empresa pode solicitar para compreender melhor o setor no qual ela está inserida, a relação dos seus clientes com os produtos e serviços, a visão da própria marca por parte dos compradores e até as perspectivas da concorrência.

Para atender melhor ao seu público-alvo, as organizações precisam dispor de dados relevantes sobre seu campo de atuação, e é exatamente esse o objetivo de uma pesquisa de mercado.

Principais benefícios da pesquisa de mercado

Os benefícios de uma pesquisa de mercado são muitos e podem ser decisivos para o sucesso de sua estratégia. Em primeiro lugar, essa análise permite ao empreendimento conhecer melhor o seu cliente e a maneira com que ele está se relacionando com a marca: se está satisfeito ou não, se compreende os valores e a missão da empresa, se ele está disposto a voltar a consumir o seu produto ou serviço, se o atendimento foi satisfatório, se a experiência de compras pode melhorar etc.

Isso é essencial para saber se sua equipe está trabalhando de forma eficiente, fornecendo dados relevantes para o time de vendas e, principalmente, para o time de marketing. Com uma pesquisa de mercado, é possível descobrir como os compradores estão entrando em contato com seus produtos (marketing tradicional, inbound marketing, propaganda boca a boca etc.) e, então, direcionar mais recursos para o que está dando certo, além de avaliar impactos e a eficiência das ações de divulgação.

A pesquisa de mercado também te ajuda a descobrir novas oportunidades no seu setor, fornecendo dados relevantes sobre aquilo que os consumidores estão buscando, bem como o quanto estão dispostos a pagar. Isso confere uma vantagem competitiva considerável para o negócio.

Os resultados da pesquisa de mercado podem e devem orientar os profissionais a investirem em ações específicas, bem como servir de parâmetro para modificar propostas ou até mesmo desistir de iniciativas que não estejam surtindo bons resultados.

Uma solução inteligente

Entre todas as metodologias para pesquisa de satisfação do cliente, o NPS se destaca de diversas formas. Dentre diversos benefícios para utilizar a metodologia estão: a facilidade de uso, já que qualquer empresa pode utilizá-lo; a simplicidade, pois o NPS permite fácil assimilação pelos clientes, operadores e gestores; agilidade nos feedbacks, facilitando a melhoria no desempenho da empresa; e a possibilidade de benchmarking, pois é possível comparar o desempenho da sua empresa com outras similares no mercado e realizar pesquisas de mercado para mensurar o NPS dos seus concorrentes.

Como você pode ver, uma pesquisa de mercado é uma solução inteligente para o gestor que quer compreender melhor seu nicho e tomar decisões com muito mais clareza. E, utilizando o NPS, é possível monitorar o grau de satisfação dos clientes por meio de um indicador de desempenho confiável, que trará muito mais conhecimento de causa para o negócio.  

E então, gostou do post de hoje? Então aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!