Presença digital: como sua empresa pode entrar nas mídias sociais?

Presença digital: como sua empresa pode entrar nas mídias sociais?

Já ouviu a expressão “é preciso ser visto para ser lembrado”? Ela faz total sentido quando nós pensamos que as empresas, independente do seu ramo, precisam ter presença digital. Ou seja, precisam ter um contato mais direto e próximo do seu público-alvo via Internet. Mas, como realizar tal feito?

Caso você seja um empresário ou alguém interessado e está com essa dúvida, não precisa se preocupar, a Take juntou forças com a Track para montar esse artigo exclusivo contendo as melhores dicas. A intenção é guiar quem ainda não entendeu o impacto que as mídias sociais podem causar nas vendas.

Despertamos sua curiosidade acerca do assunto? Ótimo! Basta continuar a leitura:

O que significa ter presença digital?

Imagine estar caminhando pelas ruas da sua cidade e, de repente, vê um restaurante com uma linda fachada. Mas no momento está sem tempo para entrar e conferir o recinto. Então, por curiosidade, você guarda o nome do restaurante para pesquisar mais tarde na Internet.

Horas depois, quando está navegando no Google, não consegue achar nada sobre o tal restaurante, seja site oficial ou redes sociais. Isso é um grande problema, correto?

Por mais que isso pareça um pouco impossível hoje em dia, acredite, muitas empresas ainda não entendem a importância de estarem nas mídias sociais. Nesse caso em específico, não há nenhuma presença digital.

Portanto, essa presença pode ser definida como a utilização de boas ferramentas que impulsionam a marca dentro de canais digitais. Mas isso vai muito além de apenas abrir uma página ou criar um site: é preciso pensar em conversão, tráfego, relacionamento e meios de atendimento.

Aprimorar as estratégias que serão exibidas aos usuários é quase um dever, estabelecendo um posicionamento relevante e comum para todas as mídias sociais utilizadas. Afinal, o cliente precisa ter ciência sobre a abordagem do seu negócio.

Essa presença digital também colabora para que outras empresas possam entrar em contato com você, fechando possíveis parcerias comerciais e de divulgação.

Quais são as principais mídias sociais?

Existem algumas mídias sociais primordiais para quem deseja se destacar na world wide web. Em geral, elas representam a maneira mais simples na qual o cliente conhecerá o seu negócio. Por essa razão, além de estar presente, também torna-se imprescindível pensar em como ir além, entregando a melhor experiência possível!

Redes sociais: meios acessíveis

Já é indiscutível a popularidade das redes sociais entre os brasileiros. Para se ter uma idéia, 88% da população acessa, ao menos uma vez na semana, alguma das principais. Isso faz com que o nosso país seja recordista da América Latina quando o assunto é tempo gasto nesses meios.

Dessa forma, não há desculpas para não ter páginas oficiais dentro dessas redes sociais. A primeira que destacamos é o Facebook. Muitos pensam que essa rede social “já morreu”, mas estão completamente enganados. 

Fundado pelo Mark Zuckerberg, o Facebook é ideal para postar fotos, vídeos e textos do seu empreendimento. Além disso, é mais fácil ver recomendações de consumidores do que em outras redes sociais, assim você saberá antes de visitar se a experiência foi negativa ou positiva. 

Não podemos deixar de lado o Instagram: por ser uma rede focada no visual, é recomendado caprichar nas fotos e vídeos curtos para compor o feed.

Já o LinkedIn é uma rede social empresarial, então todas as estratégias precisam estar direcionadas a esse público. O mais usual são posts da equipe que compoem o seu negócio, resultados de metas alcançadas e eventos realizados ou prestigiados.

Por fim — mas longe de ser o menos importante — temos o WhatsApp, o mensageiro queridinho por aqui. Atualmente, 93% dos brasileiros que possuem Internet nos smartphone utilizam o WhatsApp. E mais: desse montante, 73% está disposto a resolver necessidades ou fechar negócios pelo app.

Não há como negar o impacto que essa rede causou e ainda causa no Brasil. Como é sempre necessário ir além, automatizar mensagens via chatbots é a principal tendência. Ao investir em uma comunicação automatizada e personalizada, é possível:

  • manter seus clientes informados acerca do seu produto;
  • lançar novidades;
  • criar uma conexão por meio de mensagens periódicas;
  • entre outros.

Para que toda essa comunicação via WhatsApp tenha ainda mais credibilidade, uma verificação da conta empresarial precisa ser efetuada. Assim, o app verificará que tal perfil pertence a uma marca real e autêntica.

Blogs: posts de qualidade

Ao criar um blog, vários conteúdos de qualidade são postados. Dessa forma, o seu negócio começa a ganhar mais confiança digital. Esse espaço, então, não servirá apenas para adquirir um produto, mas também para consultar outras informações acerca do serviço e até sanar dúvidas.

Para que esse blog seja bem sucedido, é necessário criar uma periodicidade para as publicações, citar fontes externas de credibilidade e entender bem qual a necessidade do seu público-alvo. Algumas boas dicas são:

  • definir palavras-chave;
  • ter textos com escrita criativa;
  • pensar em uma estrutura textual escaneável;
  • revisar bem os textos.

Site oficial: lugar para exibir informações

Os sites devem ser encarados como um local digital de confiança, onde os consumidores podem sempre acessar para pegar informações relevantes. Esse site, então, precisa ser responsivo, carregar rápido e conter as principais informações da empresa, como: endereço, contato (fale conosco), valores, horário de funcionamento, benefícios etc.

Automatize o atendimento: dica de ouro

Você já pensou em atender seus clientes além do horário comercial sem a necessidade de contratar novos funcionários? Essa é apenas uma das vantagens que os chatbots, por meio da Inteligência Artificial, podem agregar.

Hoje, nossos hábitos mudaram: não queremos mais nos deslocar em horário comercial para resolver pendências. Queremos solucionar tudo pela palma das nossas mãos — literalmente! Com a entrada dos chatbots, é possível obter diversos serviços 24h por dia, por toda a semana.

Alguns dos melhores exemplos de automatização são:

  • responder perguntas frequentes dos clientes;
  • enviar notificações periódicas da empresa;
  • emitir segunda via de serviços;
  • criar interação e conexão;
  • entre outros.

Assim, você estará nos locais onde seus clientes estão — nas redes sociais Whatsapp, Apple business Chat, Facebook Messenger, Google, e outras —, apresentando um serviço ágil, de qualidade e zelo.

Quais são as melhores dicas?

Elencamos abaixo as melhores dicas para quem busca aprimorar ou até mesmo iniciar uma presença digital já. Confira:

  • Tenha o Marketing Digital como alinhado: ao estruturar o posicionamento da sua marca perante o mercado, conte com o Marketing Digital para aumentar ainda mais a visibilidade;
  • Crie distintas estratégias: toda a estratégia comunicacional precisa seguir um posicionamento comum, no entanto, é fundamental pensar nas particularidades de cada mídia. Por exemplo, uma mesma campanha postada no Facebook precisa ser modificada ao ser enviada pelo WhatsApp, e assim sucessivamente;
  • Estimule feedbacks: lançou alguma novidade ou até mesmo quer aperfeiçoar seu produto? Que tal receber feedbacks dos próprios clientes? Pense em criar, por exemplo, um NPS (Net Promoter Score) que metrifica a lealdade de um consumidor.

A Take é provedora oficial do WhatsApp no Brasil, sendo referência no mercado quando o assunto é contato inteligente. Mas o que isso significa? O contato inteligente vai além da criação de robôs para responder mensagens: ele une o poder da automação (chatbot) ao atendimento humano, deixando toda a experiência automatizada e personalizada.


A empresa também oferece a plataforma exclusiva BLiP, uma ferramenta completa com tudo o que você precisa para construir e promover um chatbot eficiente. Se você quer revolucionar a comunicação do seu negócio, fale com um consultor da Take!