Pós-Venda: saiba qual o momento de abordar seu cliente

Pós-Venda: saiba qual o momento de abordar seu cliente

O segredo para conseguir uma nova compra com seu cliente é saber o momento certo para abordá-lo no pós-venda! Não se esqueça que, após concluir uma venda, o cliente continua sendo uma oportunidade para sua empresa. Ele ainda custará menos do que conseguir um novo cliente, pois já passou por todo o seu processo de nutrição e preparação.

Neste post, selecionamos algumas dicas importante para investir em um bom pós-venda:

#1 Pós-venda: por que investir?

#2 Pós-venda: como fidelizar o cliente?

#3 Pós-venda: quando abordar o cliente?

1. Pós-venda: por que investir?

Essa abordagem funciona por vários motivos. Primeiro, vender para um cliente recorrente é mais barato do que conquistar um novo lead, já que não é preciso que ele passe pelo funil de vendas novamente ou que seja nutrido com o seu conteúdo, o que poupa tempo.

Além disso, garantir a satisfação do cliente é a porta de entrada para conquistar um novo defensor da sua marca, que vai indicar para os amigos e consumir o seu produto constantemente.

No pós-venda, é possível identificar se o processo correu como desejado, quais foram as impressões desse novo comprador e até em quais pontos o seu negócio pode melhorar.

Você já ouviu falar em pesquisas de satisfação com base no Net Promoter Score? Aprenda agora com um dos nossos especialistas e aplique a metodologia na sua empresa.

2. Pós-venda: como fidelizar o cliente?

Um dos pontos mais interessantes do pós-venda (além de mais uma possibilidade de venda, é claro), é a oportunidade de fidelizar o cliente mostrando que a sua empresa se importa com ele. É muito comum você nunca mais ouvir falar de um vendedor após uma venda, mas essa é a hora de mudar isso! Mostrar que você se importa com o seu cliente, mesmo após ele ter finalizado a compra, é o primeiro passo para conquistar um defensor da sua marca.

Ebook Seu Cliente é o Rei

3. Pós-venda: quando abordar o cliente?

Talvez essa seja a parte mais desafiadora (ou complicada) do processo. Ter o timing de chegar até o cliente no pós-venda pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu esforço. Vamos dar uma olhada em alguns momentos interessantes?

3.1 Clientes inativos

A inatividade não é legal! Seja por um bom motivo ou por uma crítica ao seu produto, é importante que o cliente mantenha contato com a empresa. Se houver períodos de inatividade por parte do cliente, peça para o seu time de atendimento entrar em contato ou crie fluxos de e-mail automáticos para esses casos.

3.2 Aborde o cliente logo após o fechamento da compra

Agradecer não custa nada! O pós-venda começa assim que a compra é concluída e você tem a oportunidade de agradecer ao seu novo cliente e garantir que as suas expectativas sejam alcançadas.

3.3 E a entrega, já chegou?

Por mais que a transação já tenha sido efetuada, se o produto ainda não chegou para o cliente, ele ainda está na expectativa. Garanta que esse processo seja fluido e que ele fique bem informado em todas as etapas da entrega.

3.4 Após o tempo de uso mínimo do produto ou serviço

Todo produto tem um tempo mínimo de adaptação, em que o usuário entende suas funções e percebe se a entrega de valor é realmente a esperada. Defina quanto dura o tempo mínimo do seu produto e dê um “alô” para o seu cliente!

3.5 Quando o ciclo de vida do produto está chegando ao fim

Alguns produtos são substituídos em um tempo curto, outros, duram por anos. Mas, em algum dado momento, todos eles precisam ser trocados, renovados ou descartados. Quando o seu cliente estiver próximo de realizar alguma dessas ações, reforce os contatos anteriores que você fez e incentive uma nova compra!

É importante lembrar que, durante todos esses momentos, uma nova compra pode ser incentivada, o que pode ser feito com um cupom promocional ou com ofertas exclusivas.

Viu só como o pós-venda pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a sua empresa a vender mais? Como é feito esse processo na sua empresa? Conte para nós nos comentários ou envie um e-mail para hello@tracksale.co