Porque E-mails valem mais do que Endereços, Telefones e Redes Sociais?

Porque E-mails valem mais do que Endereços, Telefones e Redes Sociais?

Esta é uma discussão que já é realizada em muitos países que possuem uma base de comunicação ampla e eficaz, fundamentalmente os países norte-americanos e europeus, bem como alguns orientais, como o Japão e Austrália.

Atualmente, existem 4 formas básicas de contato relevantes entre pessoas no Brasil: E-mails, Telefones, Redes Sociais e Correspondências físicas através de endereços físicos.

Por volta de 50% da população brasileira já possui acesso a internet, 100 milhões. Considerando as classes A e B, este número chega a 99%. De todos os usuários da internet.

As razões são simples:

1 – Tempo é dinheiro

Correspondência é um meio de comunicação atrasado, lento e sujeito a obstáculos físicos e naturais, custo elevado e dano ambiental. Se bem planejeada, pode ser uma boa forma de comunicação. Quanto maior a faixa etária mais eficaz.

2 – Cada um no seu tempo

O telefone fixo já não é o meio de comunicação preferido pelos clientes. São poucas pessoas que irão continuar com telefones fixos, a tendência é que estes deixem de existir, mantendo todo o foco nos telefones celulares. Basta ver este gráfico abaixo que representa o número de casas nos Estados Unidos que só usam Internet Wi-fi x Número de linhas fixas. É uma comunicação fadada a morte, uma vez que os aparelhos tecnológicos se tornaram pessoais, como o telefone celular, notebook, Google Glass, etc.

Por outro lado o Brasil é o quarto país no mundo em número de smartphones (+70mi). A grande vantagem dos Smartphones é a internet. O SMS está sendo substitído pelo Whatsapp e outros messengers sociais, e agora também a ligação telefônica está sendo substituída gradualmente pela internet, através de aplicativos como Skype, Hangouts, o próprio Whatsapp (envia e recebe áudio), Voxer e outros. Porque estes meios de comunicação fazem tanto sucesso? Porque a comunicação é feita no tempo de cada pessoa e com agendamento prévio. A grande falha da ligação telefônica é que é trata-se de uma ferramenta IMEDIATA, e percebe-se que com a múltipla ocupação do tempo de todas as pessoas, cronometrado, cada vez mais é difícil atender ligações telefônicas, garantindo assim, o sucesso do Email. Mas e as redes sociais?

Porque E-mails valem mais do que Endereços, Telefones e Redes Sociais?

3 – Bagunça Online

Legal, as redes sociais também são uma ótima forma de comunicação e também funcionam. Mas a verdade é que 50 a 70% do conteúdo postado nas redes sociais são fúteis. Os E-mails ainda possuem um foco profissional e produtivo, são mais sérios. Portanto, se envolver na bagunça online de uma rede social pode ser arriscado. Vale a pena tentar, mas certamente o retorno de uma boa comunicação virá pelo email.

4 – Cruzamento do Email com Redes Sociais

Atualmente, muitos clientes deixam informações públicas em seus perfis como Facebook, Twitter e Linkedin. Através de APIs sociais como o Social Tracksale, é possível cruzar o email trazendo informações do cliente, como a foto, últimos posts, cidade e até o cargo dele na empresa que trabalha. Trata-se do enriquecimento da base de dados que irá te ajudar a entender melhor o perfil da cada cliente.

Portanto se você não EXIGE o EMAIL no cadastro do seu CLIENTES, você está cometendo um GRANDE ERRO.

Mas como capturar emails de meus clientes mostrando para eles que não vou (e realmente não vou) mandar SPAM?

Siga estes 7 passos (em Inglês)

O vídeo abaixo (em inglês) mostra um especialista em marketing norte-americano dizendo porque o e-mail é ESSENCIAL para sua empresa.

Se você tem dúvidas ou deseja discutir sobre o assunto, entre em contato comigo: tomas@tracksale.co ou acesse o site da Tracksale.