Por que investir em pesquisa de satisfação dos clientes?

Por que investir em pesquisa de satisfação dos clientes?

A satisfação dos clientes é fator primordial para o sucesso dos negócios, pois clientes insatisfeitos nunca voltam a consumir e ainda fazem propaganda negativa da empresa.

Para saber o nível de satisfação dos clientes é necessário que a empresa invista em pesquisas de satisfação. Somente assim poderá saber quais pontos devem ser aperfeiçoados ou melhorados. A pesquisa de satisfação também permite saber quais são os pontos fortes do negócio e medir o nível de satisfação de seus clientes.

Neste artigo, apresentaremos alguns motivos pelos quais sua empresa deve investir em pesquisa de satisfação.

Pesquisa de satisfação para conhecer seus clientes

Quando uma empresa conhece seus clientes ela é capaz de reduzir custos operacionais e de atendimento, pois entenderá suas necessidades. Por meio de uma pesquisa com esses clientes, você será capaz de entender a necessidade de sua clientela e oferecer produtos e serviços alinhados ao que eles procuram.

Para identificar novas oportunidades de negócio

No mercado há diversas oportunidades que muitas vezes o empreendedor não consegue enxergar. Ao fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, você enxergará novas oportunidades de negócio ou a possibilidade de expandir sua empresa.

Uma empresa focada no público feminino, como estética, pode identificar a oportunidade de atender ao público masculino em algumas especialidades também, pois os homens hoje em dia estão muito vaidosos e costumam comentar com suas parceiras o desejo de mudar alguma coisa na aparência deles.

Para identificar problemas na gestão da empresa

Empresas de todos os segmentos têm problemas de gestão, mas nem sempre o gestor ou dono da empresa consegue enxergar esse problemas. Quando sua empresa recolhe opiniões dos clientes referentes à sua gestão, você tem a oportunidade de identificar e corrigir esses problemas.

Para identificar deficiências no atendimento

Uma pesquisa de satisfação permite que sua empresa identifique os pontos fortes e os pontos fracos no atendimento. Pode acontecer de clientes precisarem trocar um produto, por exemplo, e a troca ser muito demorada. Nesses casos, o gestor pode ficar alheio aos acontecimentos, pois nem sempre ficará presente no negócio.

Pode acontecer também de atendentes serem rudes e mal educados — e a única forma de a empresa tomar conhecimento disso é perguntando ao cliente seu nível de satisfação.

Para fidelizar clientes

Em tempos de crise, não dá para se dar ao luxo de perder clientes. Portanto, a retenção de clientes é um dos motivos para que você aplique pesquisas de satisfação com seu público.

À medida que seu negócio resolver os problemas e oferecer os clientes o que eles necessitam, eles serão fiéis ao seu negócio.

Quando um cliente tem uma oportunidade de falar com a empresa o que ele pensa dela, ele sente que está sendo valorizado e que a empresa está realmente interessada em atendê-lo da melhor forma possível.

Há diversas ferramentas no mercado para sua empresa aplicar pesquisas de satisfação, inclusive online. Mas, se você deseja resultados precisos, o Net Promoter Score (NPS), é uma excelente opção, por se tratar de uma metodologia simples, eficaz e confiável.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!