Pesquisas de satisfação: é necessário solicitar a confirmação de opt-in (aderência)?

Pesquisas de satisfação: é necessário solicitar a confirmação de opt-in (aderência)?

Usualmente, as pesquisas de satisfação de clientes são consideradas mensagens transacionais pelas empresas, bem como os alertas de confirmação de compra, mensagens relacionadas à logística, alertas de conclusão de alguma etapa no ciclo de vida do cliente, entre outros tipos.

Uma prova disso é que até mesmo as empresas de e-mail e SMS colocam esse tipo de mensagem de pedido de pesquisa de satisfação, distante das mensagens de marketing e vendas. Plataformas como Gmail, Yahoo, Outlook, etc., atuam dessa maneira.

Nesse sentido, fica evidente para o consumidor a existência do relacionamento de consumo com a empresa, e que esta usualmente se comunica com ele de forma periódica para entregar informações relevantes.

Pedir o feedback do cliente de forma rápida, transparente e direta é uma maneira saudável de permitir que haja evolução na experiência de consumo.

Em virtude da natureza transacional e da natureza positiva dessa interação – que é o pedido de feedback ao cliente – não é necessário solicitar a aderência do cliente para pesquisas de satisfação de clientes, como as que aplicam o Net Promoter Score. Seria como pedir confirmação para ele receber um alerta após uma transferência bancária.

Diferentemente de estratégias de marketing e comerciais, em que o cliente obrigatoriamente deve aderir de forma intencional para receber mensagens dessa natureza.

Bônus: Opt-Out de Pesquisas de Satisfação

opt-out-de-pesquisas-de-satisfacao-tracksale-satisfacao-de-clientes (2)

Em virtude do excesso de pesquisas que recebemos atualmente, e muitas vezes realizadas com práticas inadequadas, é definitivamente recomendável que toda pesquisa de satisfação de clientes ofereça a opção de descadastro. O cliente deve estar no centro, e ele tem a opção de ter o controle total da relação. Nesse sentido, para evitar fadiga de pesquisa e reforçar o valor customer centric até mesmo durante o processo de coleta do feedback do cliente, deve-se sempre utilizar a opção “descadastrar”.

Boas práticas levam a bons resultados.

Utilize sempre ferramentas confiáveis e com profissionais certificados que possam te ajudar a atender todos os requisitos técnicos listados.

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub