Pesquisa de Satisfação para Restaurantes (e entretrenimento, varejo físico)

Pesquisa de Satisfação para Restaurantes (e entretrenimento, varejo físico)

Como obter a opinião de um cliente para medir a satisfação de um cliente de um restaurante? Ou uma casa noturna? Ou mesmo uma loja que atende diariamente vários clientes?

Este é um desafio que não é tão simples. O formato de pesquisa via papel já não é tão usual e tem se tornado um método de coleta de opiniões de clientes cada vez menos atraente, no mundo altamente tecnológico. Dar voz ao cliente é muito importante, visando melhorar a experiência do mesmo, coletando feedbacks sobre o atendimento, serviços e produtos oferecidos, bem como usar este canal para trazer o cliente de volta.

Portanto, existem algumas opções interessantes que iremos listar abaixo:

Sites/Hotsites

Empresas como a Swift Mercado da Carne (JBS), Outback, Starbucks, Si Señor (rede brasileira de restaurantes estilo mexicano), já adotaram este formato de pesquisas em Sites e Hotsites, usando tecnologias como a Tracksale. Estas empresas criam um Site ou Hotsite exclusivo para coletar a opinião de seus clientes, utilizam um domínio exclusivo como www.pesquisadaempresa.com.br ou www.myvisitstarbucks.com, com o objetivo de focar no monitoramento da experiência. Para o sucesso deste projeto, grande parte destas empresas acabam oferecendo um bônus aos clientes que deixarem seu feedback, é uma forma positiva de aumentar a taxa de respostas do canal sites e hotsites, sem viciar o resultado.

Pesquisa de Satisfação para Restaurantes
Pesquisa de Satisfação para Restaurantes – Si Señor

SMS, Whatsapp ou Aplicativo Mobile do Restaurante

Caso você já tenha um aplicativo móvel, para Android ou iOS (Apple), talvez seja o momento de publicar uma tecnologia para coleta a opinião do seu cliente dentro do seu aplicativo oficial, é uma forma super barata e inteligente de trazer a voz do seu cliente. E um formato também acessível é o SMS e Whatsapp, porque não publicar um número, onde seu cliente pode enviar um comentário ou conversar diretamente com um gestor? Este formato funciona bem para pequenos comércios, pois não há muito controle sobre a tratativa com com o cliente, podendo ficar prejudicada em grandes redes. Ainda sobre o SMS, é possível deixar um código disponível para seu cliente enviar um SMS gratuito, como: “Envie grátis para 34523 e deixe sua opinião sobre nosso restaurante, seu feedback vale um brinde”.

Exemplo de Pesquisa de Satisfação via SMS
Exemplo de Pesquisa de Satisfação via SMS

QR Codes

Por fim, temos os QR Codes, que funcionam muito bem para públicos que possuem internet móvel de alta velocidade e são jovens (normalmente público A e B de 15 a 30 anos). Este é um formato mais inovador que ainda não é unanimidade no mundo móvel. Porém, por ter um custo acessível, pode valer um teste.

Pesquisa de Satisfação via QR Codes
Pesquisa de Satisfação via QR Codes

Todos estes formatos são possíveis através de tecnologias como a Tracksale, que atende várias marcas do Brasil e da América Latina, monitorando a satisfação dos clientes em tempo real.