Marketing de defensores: o que é?

Marketing de defensores: o que é?

Provavelmente a sua empresa possui aqueles clientes que são mais fiéis, engajados e apaixonados pela sua marca, ou seja, são os seus promotores ou defensores. Sabe o que isso representa? Um potencial enorme para você investir em marketing de defensores.

O que é marketing de defensores?

É uma estratégia de marketing que se beneficia do impacto positivo causado por uma boa experiência de compra do consumidor promotor para conquistar mais engajamento e, consequentemente, vendas.

Naturalmente, o defensor fala bem da empresa, recomenda aos amigos, defende a marca. A propaganda boca a boca ainda é muito importante, acredite. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores se sentem seguros ao comprar um produto quando têm a indicação de um amigo ou conhecido.

O testemunho de pessoas desconhecidas também tem um grande apreço, pois 70% dos entrevistados da mesma pesquisa afirmaram que levam essas recomendações em consideração. Bem provável você mesmo já ter sido influenciado por comentários positivos sobre um produto antes de comprá-lo em algum site na internet.

Para trabalhar com essa estratégia, é preciso primeiro identificar os defensores da sua marca para depois criar oportunidades a fim de ajudar a propagação das experiências mais bem-sucedidas.

Como identificar os defensores da sua marca?

Fazer constantes pesquisas para medir o nível de satisfação do cliente é o termômetro ideal para conhecer os seus defensores. Hoje é possível produzir pesquisas via e-mail, SMS, telefone, widgets, sites entre outros.

Além de servir para revelar os defensores, a pesquisa é um diagnóstico de extrema necessidade para o empreendedor que deseja conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

É importante monitorar também os canais de atendimento que a sua empresa utiliza para se comunicar com o consumidor, como telefone, redes sociais, chat online etc.

Como conquistar defensores para a sua marca?

Não existe uma fórmula mágica para encantar pessoas, mas uma série de ações diárias que devem fazer parte da cultura da empresa. Acompanhe essas dicas:

Capriche em atendimento de excelência

Para encantar o cliente, não basta atender bem, é preciso superar as expectativas dele. Isso inclui ser gentil, amigo, simpático, prestativo, bom ouvinte, proativo e cumpridor de prazos.

Contrate bons profissionais

A sua equipe precisa permanecer sintonizada com os seus objetivos e preparada para receber e encantar o cliente da forma mais genuína possível: o vendedor deve se comportar como um amigo e consultor.

Priorize os bons fornecedores

O seu atendimento é tão importante quanto a qualidade dos produtos ou dos serviços que a sua empresa oferece. A qualidade contribui muito para a satisfação do cliente.

Ouça o seu público

Não pense em começar uma estratégia de marketing sem antes ouvir o seu público e adote essa prática como um hábito. Isso pode ser feito por meio da pesquisa de opinião.

Tenha uma presença digital marcante

Sabe o famoso bordão: quem não é visto não é lembrado? Marque presença na internet. Mantenha um site ou blog atualizado, interaja com o seu público nas redes sociais, publique conteúdo cativante.

Ofereça brindes, crie ofertas e eventos interessantes

Use a criatividade para criar campanhas promocionais, ofereça brindes que possam ser personalizados com a identidade da sua marca e promova eventos que sejam interessantes para o seu público.

Gostou de saber mais sobre marketing de defensores? O que você pretende fazer ou está fazendo para se beneficiar com essa estratégia? Deixe a sua opinião nos comentários!