O Impacto Da Tecnologia Na Satisfação Dos Clientes

Há alguns anos, a Motorola Solutions, empresa de soluções e serviços de comunicação, realiza estudos sobre as compras de fim de ano. Os resultados mostram como está a experiência de consumo para os clientes. Este ano os dados apontaram que a satisfação dos clientes aumentou. Uma das principais razões é a tecnologia disponível para melhorar o atendimento em loja e pela internet. Veja algumas informações obtidas pela pesquisa:

– A satisfação em relação ao processo de pagamento melhorou 32% desde 2008;

– 45% comprariam até 50% a mais de produtos em lojas que oferecessem melhores serviços aos clientes;

– Quase 6 em cada 10 clientes revelaram ter uma melhor experiência de compra com vendedores equipados com computadores móveis. Isso acelera o processo para obter informações, como disponibilidade e preços de produtos;

– Alguns clientes afirmaram usar seus próprios smartphones em atividades relacionadas às compras, e se mostram satisfeitos com isso.

Segundo o estudo, é importante para manter a satisfação do consumidor que os lojistas continuem a oferecer variadas opções de mercadorias, tanto em lojas físicas quanto na internet. O impacto positivo do uso de soluções tecnológicas fica claro na análise desses dados.

Muitos consumidores mostraram-se mais satisfeitos no atendimento de vendedores munidos de modernos equipamentos tecnológicos. Eduardo Conrado, vice-presidente sênior de marketing e TI da Motorola Solutions, declarou que a melhora na experiência de consumo é resultado de vendedores e lojas melhor equipados. Colocar mais tecnologia a serviço do consumidor significa um aumento nas vendas e na satisfação do cliente. Veja mais dados obtidos com esta pesquisa clicando aqui.

Resultados de pesquisas de satisfação de clientes, como esta realizada pela Motorola, possibilitam que uma empresa perceba o que está fazendo certo e o que deve ser melhorado. Assim, é possível oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes. Pontuar o que está de acordo com as preferências do consumidor, e o que deve ser mudado, é o primeiro passo para disponibilizar um atendimento que fidelize os clientes e atraia novos.

Utilizar sistemas capazes de medir o quanto os clientes de uma loja estão felizes com o atendimento e com a qualidade do produto é a melhor forma de obter as informações necessárias para desenvolver ações de melhoria de vendas. Com o foco e o objetivo da pesquisa bem definidos, é possível elaborar um questionário curto e de respostas rápidas. O Net Promoter Score (NPS) é um excelente exemplo de monitoramento focado em respostas ágeis e úteis. A vantagem deste tipo de formulário é não cansar o cliente, que consegue concluir o formulário de perguntas em pouco tempo, fornecendo dados reais e precisos.

Qual a sua opinião sobre o impacto da tecnologia na satisfação dos clientes? Comente abaixo e vamos trocar ideias!