Marketing de Relacionamento: aprenda as melhores práticas para alavancar a experiência do seu cliente

Marketing de Relacionamento: aprenda as melhores práticas para alavancar a experiência do seu cliente

Já ouviu falar em marketing de relacionamento? É uma estratégia composta por diversas práticas com a finalidade de manter um cliente fiel à empresa. Isso inclui oferecer benefícios a ele ou fazê-lo acreditar no valor de sua marca.

A grande importância do marketing de relacionamento está no fato de que ele complementa as estratégias de atração de clientes. Mas para que isso seja possível, é preciso construir uma relação forte e duradoura com eles. Veja a seguir os benefícios dessa prática e quatro dicas para aperfeiçoá-la:

  1. Identifique potenciais clientes de valor;
  2. Tenha uma equipe especial para atender os melhores clientes;
  3. Crie um programa de fidelidade para clientes VIP;
  4. Tenha um canal de comunicação eficiente.

As melhores práticas de marketing de relacionamento

Para que suas ações sejam efetivas, algumas práticas são valiosas.

1. Identifique potenciais clientes de valor

Quando você inicia um relacionamento com seus clientes, é possível identificar quais são os que correspondem melhor às suas ações. Por exemplo: aqueles que checam os e-mails com maior frequência, clicam nos CTAs (call to action — chamada para ação, em tradução livre) ou comentam nas suas postagens em mídias sociais. Esses podem ser considerados clientes de valor.

2. Tenha uma equipe especial para atender os melhores clientes

Procure oferecer um atendimento especial aos seus melhores clientes, até mesmo os que não correspondem tanto às suas ações (porém realizam muitas compras). Disponibilize uma equipe de vendedores ou representantes que sejam responsáveis por um grupo menor de clientes, assim você pode dar atenção especial e oferecer benefícios diferenciados a eles.

3. Crie um programa de fidelidade para clientes VIP

Os clientes gostam de se sentir especiais, então ofereça tratamento VIP aos seus principais. Ou crie um programa de fidelidade. Por exemplo: você pode oferecer benefícios a cada compra que eles realizarem individualmente ou por indicações de clientes potenciais. Você também pode dar acesso a áreas e conteúdos restritos do seu site ou até mesmo ofertar um cartão especial.

4. Tenha um canal de comunicação eficiente

A melhor forma de mostrar ao seu público que você está aberto a um relacionamento de confiança é ter canais de comunicação eficientes. Assim ele consegue facilmente entrar em contato com sua empresa e ser respondido o mais breve possível.

É importante que esses canais sejam variados: telefone, e-mail, mensagens, chat on-line, mídias sociais, entre outras que puder oferecer. Um atendimento solícito, gentil e simpático conta bastante na hora de transparecer a imagem da sua empresa e mostrar o quanto é significativo para ela receber o contato dos seus clientes.

Os benefícios do marketing de relacionamento

Quando você conquista a confiança dos seus clientes, eles se tornam promotores da sua marca. Com isso, surge uma nova oportunidade: conseguir contatos por meio de indicações. Ou seja, pessoas que decidiram falar espontaneamente para outras sobre a experiência positiva que tiveram com sua empresa.

Ao estabelecer um cronograma de ações para manter a relação com seus clientes, novas vendas acontecem. No marketing de relacionamento você pode enviar mensagens, auxiliar com as dúvidas e oferecer soluções. Isso fará seu cliente se sentir valorizado e especial. E no momento da compra, é você que ele procurará.

Concluindo

O marketing de relacionamento é um trabalho a ser cultivado em longo prazo. Não tenha pressa em fidelizar seu público, pois a confiança leva tempo. Enquanto isso, mantenha-se atento à experiência que seus clientes estão tendo com a sua empresa. A satisfação deles é o primeiro passo para que não recusem seus e-mails e estejam dispostos a defender sua empresa ou indicá-la a um conhecido.

Agora que você descobriu a importância do marketing de relacionamento, aproveite as dicas que demos neste post para entrar em ação e tirar o melhor proveito possível dessa estratégia. Caso você conheça algum case de sucesso e queira compartilhar com a gente, use os comentários logo abaixo. Ideias e sugestões também são bem-vindas.