Revista Época Negócios: Consumidores Ativistas

Os consumidores atuais não reclama mais nos canais oficiais das empresas, como o SAC, eles expressam suas opiniões através das redes sociais e esperam uma atenção quase que imediata da empresa criticada.

O site Reclame Aqui, que deve fechar o ano de 2013 com 12,5 milhões de clientes cadastrados, é um portal de queixas de consumidores insatisfeitos com serviços e produtos, e plataformas como esta chamam a atenção para o potencial benéfico ou maléfico que o uso da tecnologia na relação entre empresa e clientes. Qualquer pessoa agora pode se tornar um ativista contra alguma companhia

capa ativista

O relacionamento entre estes dois atores vem mudando rapidamente ao longo dos anos graças a popularização das redes sociais além de outras plataformas que abriram espaço para a reclamação de clientes insatisfeitos. E algumas empresas ainda não perceberam que é de extrema importância ouvir os clientes para extrair informações valiosas que propiciarão uma melhora na qualidade dos serviços e produtos oferecidos por ela, além de melhor o contato com seus clientes.

” Um estudo de Harvard aponta que, entre os clientes que tiveram boas experiências, 23% dizem algo positivo sobre a empresa. Agora, entre os insatisfeitos, 48% contarão o episódio a pelo menos dez pessoas Um estudo de Harvard aponta que, entre os clientes que tiveram boas experiências, 23% dizem algo positivo sobre a empresa. Agora, entre os insatisfeitos, 48% contarão o episódio a pelo menos dez pessoas.”

Saiba mais sobre esta reportagem no site da Revista Época Negócios.