9 estratégias de marketing digital para encantar clientes

9 estratégias de marketing digital para encantar clientes

O Marketing Digital é composto por várias estratégias que são desenvolvidas na mundo online para atrair e reter clientes. 

A quantidade de técnicas nunca é demais, pois essas ações garantem a fidelização do consumidor, trazem vendas e melhoram a reputação da sua empresa no mercado.

Pensando nisso, resolvemos listar diversas estratégias que você poderá aplicar em sua rotina de marketing para encantar clientes. 

Vamos abordar alguns segredos que são replicáveis em pequenas, médias e grandes empresas. Vamos lá? 

1. Marketing de Conteúdo 

A primeira estratégia da nossa lista é o Marketing de Conteúdo. Ele tem como missão educar o seu público, antes do mesmo comprar algum produto ou serviço. 

Nesse contexto, você não pode produzir qualquer tipo de conteúdo. É fundamental escrever artigos de relevância para o seu segmento e distribuí-los gratuitamente por meio de ferramentas como um blog. 

Vamos imaginar que você tem uma loja de automóveis. Em vez de apenas destacar os benefícios de um veículo, você pode oferecer soluções para as pessoas que desejam comprar o primeiro carro ou para aqueles que desejam trocá-lo por um modelo mais moderno. 

Você pode publicar conteúdos que falem sobre estado de conservação do veículo, financiamento e cuidados com o carro. 

Neste momento, você não estará vendendo um carro, mas terá milhares de acessos em seu blog por meio desses artigos. 

O mais legal é que os seus futuros clientes perceberão que você é um especialista no assunto. 

Dessa forma, quando eles pensarem em comprar algum veículo, provavelmente lembrarão das suas dicas. 

O resultado desse tipo de estratégia é o melhor possível, pois além de encantar o seu cliente, você pode aumentar as suas vendas, pois foi criada uma empatia entre a empresa e os usuários do blog.  

Outro benefício do Marketing de Conteúdo é que ele pode melhorar o seu marketing boca a boca, uma vez que um leitor indicará os seus conteúdos para parentes e amigos. 

Portanto, você conseguirá um ótimo posicionamento no mercado e mais clientes para o seu negócio. 

2. Vídeos no YouTube

O vídeo é outra estratégia bastante utilizada no Marketing Digital. 

Ele traz diversos benefícios para um negócio: gera mais engajamento, o conteúdo é mais fácil de entender, viralizam com mais facilidade que um texto e tem mais poder de persuasão. 

Os vídeos encantam qualquer tipo de cliente. Basta observar como as crianças permanecem com os olhos vidrados na tela. 

O Youtube é a melhor plataforma para publicar um vídeo do seu negócio. O processo de hospedagem é bem simples e não exige tanto conhecimento por parte do usuário. 

No entanto, um vídeo não pode ser publicado de qualquer forma. É fundamental ter um cuidado com a iluminação, som, posicionamento da câmera e o tipo de conteúdo. 

No Youtube, você pode publicar vídeos em vários formatos. 

  • vídeos explicativos;
  • vídeos promocionais; 
  • dicas;
  • review de produtos; 
  • história de clientes que adoram o seu negócio;
  • vídeos de como executar determinada tarefa;
  • vídeos motivacionais. 

Aqui, também vale usar a estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, ninguém quer assistir vídeos sobre o seu negócio o tempo todo, não é mesmo? 

Não perca tempo e inicie as suas gravações agora mesmo. 

3. Webinars 

Os webinars são outros formatos de vídeo que encantam os seus clientes. Eles são transmitidos na internet para milhares de pessoas. 

Geralmente, conteúdos nesse formato são utilizados para fazer algum tipo de treinamento. Empresas criam aulas ou debates sobre negócios, gestão, planejamento financeiro e qualquer outro assunto que seja de interesse da persona. 

Para fazer sentido, o conteúdo precisa ter ligação com o seu serviço ou produto. Dessa forma, o webinar trará ainda mais valor para a sua oferta. 

4. Material rico 

O material rico é uma das melhores ferramentas para surpreender o seu cliente.

O objetivo dessa estratégia é oferecer um conteúdo que o seu leitor não encontra com facilidade na internet. Em troca, ele informará um email para contato em sua página de landing page. 

Isso é muito importante, pois você conseguirá manter um bom relacionamento com o usuário, enviando newsletter com outros tipos de conteúdo. 

Dependendo do engajamento do leitor com os seus e-mails, ele poderá virar um futuro cliente. 

Engana-se quem pensa que um material rico é somente um e-book. Pelo contrário, o mercado digital está mais aberto em relação a esse tipo de conteúdo. Pode-se encontrar infográfico, quizzes, vídeos exclusivos, planilhas e até cursos. 

5. E-mail marketing 

Grande parte das pessoas acredita que o e-mail marketing morreu. Pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. 

Uma das vantagens do email marketing é que ele pode ser personalizado. As pessoas, geralmente, criam uma boa empatia com um conteúdo de qualidade. Elas até imaginam que a mensagem foi desenvolvida individualmente. 

No email marketing, você deve seguir algumas dicas para ter um ótimo retorno. 

  • enviei emails com regularidade;
  • faça enquetes com os leitores; 
  • inclua um material rico na mensagem; 
  • compartilhe uma dica incrível para otimizar a rotina da persona

O email marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais econômicas para encantar clientes, pois a mensagem continua na caixa de entrada e o leitor pode acessá-la a hora que quiser. 

6. Redes sociais 

As redes sociais também ajudam a encantar o seu cliente. 

Uma ótima legenda, uma imagem impactante ou um vídeo chamativo são alguns dos recursos que prendem a atenção do usuário. 

No entanto, você não deve utilizar os seus esforços em todas as redes sociais. É fundamental descobrir onde o seu público está para gerar mais engajamento. 

As redes sociais mais comuns do Brasil são: YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e Snapchat. 

Esse tipo de conhecimento é muito importante porque cada rede social tem uma estratégia diferente. 

O Pinterest, por exemplo, é focado em imagens. Portanto, é ideal para empresas de moda. Já o Twitter é aquela ferramenta que aceita publicações curtas. Sendo assim, não é indicado para empresas que postam conteúdos mais complexos. 

O lado negativo das redes sociais é que o alcance orgânico tem diminuído bastante. No Facebook e no Instagram é necessário investir em mídia paga para atrair uma grande quantidade de pessoas para a sua postagem. 

7. Mídia paga 

A publicidade paga está presente nas redes sociais e no Google. Para que a sua publicação seja visualizada por muitas pessoas, é necessário investir um determinado valor para garantir o retorno esperado. 

O ideal é fazer o processo com a ajuda de um profissional especializado ou uma agência. Dessa forma, você não perderá o dinheiro investido. 

A mídia paga é cheia de regras e você deve conhecê-las profundamente para ter um alcance maior. 

  • defina o objetivo do investimento;
  • acerte na segmentação; 
  • escolha a melhor rede social para investir; 
  • crie conteúdo de qualidade;
  • pense em um título atraente; 
  • monitore os custos com publicidade. 

A mídia paga é mais indicada para estratégias pontuais como datas comemorativas e o lançamento de um serviço ou produto. 

8. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais já não são mais tendências. Eles estão por toda parte e segmento. Existem profissionais da área da culinária, moda, tecnologia, esporte, negócios, entre outros. 

As celebridades da internet têm milhares de seguidores. Elas curtem e compartilham o seu conteúdo a todo momento. 

Algumas pessoas, inclusive, só compram um determinado tipo de produto ou serviço porque o influenciador citou o material em um stories ou no feed de notícias. 

Se você quer encantar o seu cliente, encontre os melhores influenciadores do seu segmento. Certamente o seu público ficará surpreso ao vê-lo enquanto navega na internet. 

Veja ainda outras dicas para escolher o melhor influenciador. 

  • defina uma estratégia para os seus alvos; 
  • use o Buzzsumo para encontrar influenciadores;
  • crie conteúdo específico para os influenciadores;
  • divulgue um novo conteúdo dos influenciadores;
  • monitore os resultados. 

Alguns influenciadores só fazer propagandas com pagamento em dinheiro. Outros profissionais aceitam fazer permuta. Basta usar o seu poder de negociação. 

9. Marketing local

A última dica da nossa lista é o Marketing Local. Você pode impactar clientes que estão próximos ao seu negócio. 

O Marketing Local usa a geolocalização do usuário para garantir uma publicidade que esteja de acordo com as suas necessidades. 

Esse tipo de investimento é mais recomendado para lojas, restaurantes, academias e clínicas odontológicas

No mercado existem diversas estratégias de Marketing Digital para encantar clientes. A dica é colocá-las em prática e mensurar os resultados para verificar a eficiência de cada uma. Use o Google Analytics para ajudá-lo no monitoramento. 

Comece aos poucos, caso contrário, ficará perdido no meio do caminho. 

Se possível, conte com a ajuda de profissionais qualificados para potencializar os seus resultados. 

Como você pôde ver, são diversas as possibilidades para trabalhar dentro de sua estratégia de Marketing Digital. Estude bem sua persona e veja quais das nossas 9 dicas melhor se adequarão aos seus objetivos.

Você gostou das estratégias de Marketing Digital para encantar clientes? Quer conhecer mais opções? Descubra neste artigo detalhes sobre o Marketing de Experiência, que usa a emoção para encantar o seu público!

Conteúdo produzido pela Rock Content