Marketing de relacionamento: entenda como aplicá-lo na sua empresa

Marketing de relacionamento: entenda como aplicá-lo na sua empresa

Dada a grande quantidade de informações disponíveis on-line, o marketing de relacionamento tem se tornado cada vez mais importante. Os consumidores de hoje são mais informados do que você pode imaginar. Isso resultou em uma mudança drástica no poder de consumo e tem alterado o processo de venda, dando uma maior ênfase à experiência do cliente.

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje uma explicação maior para esse tema e como você pode aplicá-lo em seu negócio. Confira!

Afinal, o que é marketing de relacionamento?

Com foco em relacionamentos de fidelidade em longo prazo com os clientes, a prática apropriadamente chamada de “marketing de relacionamento” tem por objetivo criar fortes ligações da empresa com os seus clientes, fornecendo-lhes diretamente a informação que é adaptada às suas necessidades, desejos e interesses.

Ao contrário do transacional foco da comercialização sobre as vendas diretas, o marketing de relacionamento enfatiza o aumento da atividade boca a boca, o negócio de repetição e uma vontade por parte do cliente em fornecer informações para a organização.

Qual a importância de identificar os clientes?

Especialmente no marketing de relacionamento, é muito importante criar um bom banco de dados de todos os seus clientes. Dessa forma, você poderá obter as melhores informações de quais são os clientes que merecem o maior investimento, para assim, concretizar a fidelização.

Se o seu levantamento puder apontar, por exemplo, que 10% dos seus clientes são responsáveis por 70% de seu faturamento total, com certeza, é neles que devem ser aplicados os seus maiores esforços.

A partir daí, é necessário que seja usado as mídias sociais, o marketing de conteúdo e tudo mais para enriquecer a experiência de seu cliente junto à empresa.

Como definir estratégias para reter clientes?

O primeiro passo para a construção de uma melhor retenção de clientes é definir as expectativas dos clientes o quanto antes. Quanto mais cedo, melhor, então, não espere.

É importante também cultivar valores compartilhados e isso significa ter interesse em seus clientes e seus negócios. Faça pesquisas sobre eles, entenda qual o papel você tem em suas atividades do dia a dia e use estas informações para fortalecer o relacionamento. O Net Promoter Score é uma das métricas mais valiosas para analisar a lealdade do cliente e a sua satisfação com a empresa.

Saiba um pouco mais sobre essa métrica e como ela pode ajudar o seu negócio neste post: Veja 3 exemplos de como o NPS pode ajudar a sua empresa a crescer!

Ao definir expectativas e valores, você desenvolve empatia e ligação com seu cliente, facilitando o processo do marketing de relacionamento, eliminando a incerteza quanto ao nível de serviço que você precisa oferecer para garantir que eles estejam satisfeitos. Esta visão clara permite que sua empresa construa bons KPIs ao redor de expectativas específicas e garanta a entrega do que é desejado.

É importante ter uma equipe específica para esse programa?

Para que a sua estratégia de marketing de relacionamento dê certo, é de grande contar equipe especializada e treinada para atender os clientes. Se isso não for feito, a sua estratégia terá grandes chances de não atingir os resultados esperados.

Este time precisa estar em real sintonia com o planejamento, de modo que entendam a importância de todas as etapas e o como isso será importante para a sua empresa.

Como vimos, o marketing de relacionamento é uma ferramenta muito poderosa, mas para isso é importante saber trabalhar com ele da forma correta. Busque sempre atender às expectativas de seus clientes com linguagem clara e estratégias bem definidas para toda sua equipe.

Esperamos que tenham gostado do nosso post de hoje e que ele o ajude com suas metas. Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe o seu  comentário!