Como calcular margem de erro do Net Promoter Score

Como calcular margem de erro do Net Promoter Score

Se você aprendeu o conceito de Net Promoter Score, provavelmente já se perguntou: “até que ponto ele é confiável?”. Você irá aprender neste artigo sobre a importância de calcular a margem de erro no NPS de sua empresa e, assim, ter ciência do volume de consumidores capazes de disseminar seu nome no mercado!

O cultivo de uma base de clientes fieis solidifica a empresa no longo prazo, garante sua sobrevivência mesmo em momentos de crise, além de ser agente de transformação para a expansão da companhia. 

Isso porque os próprios clientes fidelizados se encarregam de propagar a marca a terceiros, gerando um movimento viral de divulgação corporativa. Entretanto, para alcançar esse nível de engajamento de seus consumidores, é necessário ter um volumoso portfólio de clientes absolutamente satisfeitos.

Mas como obter essa informação de forma exata por meio do Net Promoter Score (NPS)?

O que é a margem de erro do Net Promoter Score?

Não é possível entrevistar todos os seus clientes e coletar dados de satisfação de cada um deles. Os dados coletados para cálculo do NPS, portanto, são levantados por amostragem, o que impõe a necessidade de calcular a margem de erro do seu Net Promoter Score.

A margem de erro nada mais é do que um desvio estatístico obrigatório de ser inserido em sua pesquisa, fruto da impossibilidade de angariarmos dados globais da população a ser observada.

Como calculá-la?

Vamos a um exemplo para facilitar a explicação. Considere que após sua pesquisa do NPS você obteve os seguintes resultados:

Detratores (D) = 50

Neutros (N) = 100

Promotores (P) = 150

Para facilitar, vamos considerar também:

Total (T) = D + N + P = 300

Com isso, podemos calcular o NPS da seguinte forma:

01

Antes de calcular a margem de erro, precisamos calcular a variância da seguinte forma:

A partir da variância, podemos agora calcular a margem de erro do NPS:

Após o calcula da margem de erro (nesse exemplo foi de 4%), podemos utilizar esse valor para encontrar o intervalo válido para o NPS.

Esse intervalo varia de:
junto1

Nesse exemplo então teríamos um NPS variando de:

junto2

Como a margem de erro do NPS pode impactar a estratégia da empresa?

A importância da margem de erro está em aproximar a pesquisa o máximo possível da realidade concreta da estatística apresentada, tornando-a, portanto, mais representativa.

Obviamente, quanto maior a margem, menor a confiabilidade nos dados apresentados.

A margem de erro garante que seus indicadores estejam realmente calibrados e em linha com a realidade, o que lhe permitirá compreender qual o nível de comprometimento dos seus consumidores com a sua marca e traçar novas estratégias para seu negócio.

Entretanto, conforme pôde ser percebido, o alto nível de complexidade de mensuração e interpretação de indicadores de satisfação faz com que a maioria das grandes empresas recorra ao auxílio de empresas especialistas em gestão de pesquisas de satisfação, as quais contam com equipes de excelência em elaboração de pesquisas, tratamento e análise de dados.

Ficou com alguma dúvida sobre como chegar à margem de erro do NPS do seu negócio? Fale conosco nos comentários, nós podemos te ajudar!

Calculadora do NPS

A Tracksale desenvolveu uma calculadora da satisfação de clientes, chamada de NPS Machine, no qual você pode calcular seu Net Promoter Score e ainda calcular sua margem de erro. Confira essa novidade gratuita: http://go.tracksale.co/nps-machine