Experiência do Consumidor: quais são os benefícios de uma boa experiência?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que almejam alcançar o sucesso em sua área de atuação devem incluir em suas estratégias ações que garantam uma excelente experiência do consumidor, superando as suas expectativas e indo ao encontro de suas necessidades.

Essa não é uma tarefa fácil, pois os clientes do século XXI não diferenciam as companhias apenas pelo preço de seus produtos ou serviços, mas por todo o valor agregado em sua experiência com a marca. Segundo pesquisa realizada pela Accenture, 60% dos consumidores brasileiros disseram estar dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor.

Diante dessa importância, vamos mostrar a seguir como promover uma experiência do consumidor em sua empresa de forma efetiva e com resultados satisfatórios. Confira!

Por que é preciso focar na experiência do consumidor?

Para garantir uma boa experiência do consumidor, é preciso que a companhia insira ações em diversas etapas do processo de vendas e de relacionamento. Essas ações precisam ser bem planejadas, pois os consumidores atuais estão muito mais exigentes e seletivos, e uma interação mal realizada pode ter o efeito contrário, levando o cliente a ter uma imagem negativa da companhia.

A máxima de que clientes satisfeitos é sinônimo de fidelidade é verdadeira, porém somente os consumidores satisfeitos com todos os processos que envolvem a sua experiência — prospecção, atendimento, oferta de produtos ou serviços, pós-venda etc. — serão realmente fiéis a uma marca, tornando-se propagadores da empresa.

A preocupação das companhias com a experiência do consumidor vem sendo tema de constantes debates entre empresários de diversos segmentos. Prova disso é o evento que será realizado em agosto em São Paulo, o Customer Experience Summit, que tem como foco a discussão das melhores estratégias referentes à experiência do consumidor.

Como melhorar a experiência do consumidor em meu negócio?

Trabalhar com produtos e serviços de qualidade, oferecer ótimo atendimento, ter um ponto de vendas agradável e intuitivo, e estar sempre à disposição para esclarecer dúvidas ou resolver problemas dos clientes são pontos cruciais para garantir uma boa experiência do consumidor.

No entanto, as ações pré/pós-venda, muitas vezes realizadas a distância, também exercem papel importante na satisfação dos consumidores. Para que a  experiência do consumidor seja inesquecível, é preciso oferecer a ele algo além do produto ou serviço comercializado.

Um serviço extra, um bônus inesperado, uma facilidade ou mesmo um simples agradecimento por ter escolhido a sua empresa pode gerar um impacto positivo na experiência do consumidor, destacando a sua companhia da concorrência.

Quais os benefícios em oferecer uma experiência satisfatória?

Proporcionar uma experiência única e inesquecível, criará no cliente uma lembrança positiva e uma associação forte entre o momento vivido e a marca.

Ao promover uma experiência bem-sucedida, as pessoas são naturalmente conduzidas a um ponto de partida diferente, que propicia oportunidades de fazer novas conexões, fator primordial para a fidelização de clientes. Além disso, quando a experiência é positiva, a empresa só tem a ganhar, pois os próprios clientes se tornarão excelentes propagadores da marca.

A sua empresa já oferece alguma ação voltada para a experiência do consumidor? Você ainda tem dúvidas sobre o tema? Compartilhe conosco os seus relatos nos comentários que retornaremos o quanto antes!