10 perfis brasileiros de Experiência do Cliente para seguir nas redes sociais

10 perfis brasileiros de Experiência do Cliente para seguir nas redes sociais

Disclaimer: esse texto foi originalmente publicado como artigo no perfil do LinkedIn de Tomás Duarte, nosso CEO.

Acompanho profundamente o amplo cenário de Customer Experience (Experiência do Cliente) no Brasil e no mundo.

Recentemente, fizemos um estudo na Tracksale sobre o cenário de CX na Índia e na China, ficou bem legal. Atualmente, monitoramos todas as iniciativas de tecnologias, profissionais, eventos, ecossistema e por aí vai! Qualquer iniciativa pode se tornar relevante para nós.

Somos bombardeados de informações todos os dias. Por isso, anualmente, listo nomes, eventos e certificações de CX para ficar de olho e garantir uma curadoria.

Nessa lista, trago profissionais já condecorados e profissionais emergentes em sua carreira, mas que estão fazendo um trabalho diferenciado. Confira abaixo:

1. Amigos do CX

Recentemente, mencionei na minha palestra no Epicentro 2019 as “verdades sobre a Experiência do Cliente que ninguém conta”, a baixa maturidade do ecossistema brasileiro em CX e a carência de ações de fomento a ele. Mas o Amigos do CX está ajudando a preencher um gap grande desse tal ecossistema.

Siga o perfil Amigos do CX no Linkedin e Instagram.

2. Cláudia Vale (EID Institute e Flow)

A curadora do Customer Experience Summit 2019, o melhor e maior evento do tema Experiência do Cliente na América Latina, produz conteúdos de primeira qualidade e é uma referência em CX, principalmente no tema jornada do cliente.

Ela também fala sobre Employee Experience com propriedade absoluta. Não tem como não seguir a Cláudia!

Siga o perfil da Cláudia no Linkedin e Instagram.

3. Comunidade Customer Force Brasil

Com o objetivo integrador, e que tem fomentado muitos eventos e conteúdos colaborativos, recomendo mais uma comunidade brasileira que tem ganhado força: a Customer Force Brasil.

Contando com 3 co-fundadores, todos ajudam a horizontalizar o tema de CX no Brasil.

Siga o perfil da Comunidade Customer Force Brasil no LinkedIn e Instagram.

4. Lilian Oliveira Franco

Com experiência em liderança em Customer Success em diversas empresas, a Lilian obteve uma bagagem muito vasta sobre o tema.

Agora, juntamente com a Luciana Teles, uma outra grande especialista, está com um workshop para Customer Success Management (CSM) — assim como temos na Universidade Tracksale com a Harumi Sallum.

Temos que ajudar a disseminar o CS no Brasil, um pilar essencial dentro do guarda-chuva de CX, e ela faz isso muito bem!

Siga o perfil da Lilian Oliveira Franco no LinkedIn e Instagram

5. Thiago Vitor Quintino

Um dos profissionais mais condecorados do tema Experiência do Cliente no Brasil, Thiago estruturou toda a área de Customer da Fast Shop, um dos maiores varejistas do Brasil.

Ainda, ele também criou o World Customer Economic Science, um fórum científico focado em CX que tive a honra de participar. Além de gostar, recomendo profundamente. Os conteúdos são diferenciados e, por isso, vale a pena estar perto dessa grande liderança.

Siga o perfil do Thiago Vitor Quitino no LinkedIn e Instagram.

6. Fábio Mansur

Trabalho com o Fábio há alguns anos e posso atestar o profundo conhecimento acumulado por ele no tema CX, principalmente na parte de Customer Data and Metrics.

Fábio já tem uma visão crítica mais profunda que muitos c-level de grandes grupos quando o assunto é gestão de indicadores. Ele tem pensado grande, e uma prova disso é a criação de sua própria empresa — que será revolucionária no segmento!

Siga o perfil do Fábio Mansur no LinkedIn e Instagram

7. Rony Meisler

O grande idealizador da marca de varejo mais focada em Experiência do Cliente no Brasil e com uma criatividade inigualável, Rony Meisler é CEO do Grupo Reserva.

Ele consegue colocar os clientes sempre em grau de encantamento e, ainda, deixar qualquer concorrente abatido por garantir sempre uma jornada do consumidor de alto nível.

Siga o perfil do Rony Meisler no LinkedIn e Instagram.

8. Dennis Wang

VP de Operações da Nubank e, agora, professor comigo da turma de Customer Experience do Curso Gestão 4.0, Dennis ajudou a implementar uma estrutura de Experiência do Cliente, Atendimento e Sucesso do Cliente na fintech unicórnio brasileira, que já é referência global no tema de CX.

Siga o perfil do Dennis Wang no LinkedIn e Instagram.

9. Leonardo Superti

Conversei com o Leonardo diversas vezes e pude perceber que, como CEO da CustomerX, ele está com um ótimo posicionamento de conteúdo, know-how e com grande potencial de crescimento.

É uma empresa parceira Tracksale e, certamente, é um nome para se seguir  — um talento que será referência em curto espaço de tempo.

Siga o perfil do Leonardo Superti no LinkedIn e Instagram.

10. Mundo CX

Você encontra uma curadoria bem legal relacionada a temas de Experiência do Cliente seguindo o Mundo CX. Estou falando de relatórios, recomendações de livros, artigos próprios, artigos de autores convidados, entre outros.

O carinho e detalhismo com o tema fazem o blog Mundo CX ser especial, e esperamos que ele não pare tão cedo!

Siga o perfil do Mundo CX no LinkedIn — perfil pessoal do Roberto, idealizador do Mundo CX — e Instagram.

Bônus #1: modestamente, Tomás Duarte (CEO Tracksale)

Estou com vergonha de me colocar como um perfil para seguir, mas fato é que dedico a minha vida a trabalhar métricas de Experiência do Cliente.

Meu propósito é compartilhar meus melhores aprendizados, obtidos em diferentes regiões do mundo, nas redes sociais. Portanto, gostaria de listar meu Instagram e LinkedIn para que estejam conectados comigo de forma colaborativa, ajudando a evoluirmos juntos o CX no Brasil.

Bônus #2: modestamente, Tracksale

Estou, novamente, com vergonha de colocar a Tracksale como um perfil para seguir. Mas criamos uma máquina de conteúdos diferenciada e com muita qualidade.

São conteúdos 100% gratuitos de todos os temas relacionados à Experiência do Cliente e, assim, gostaria de recomendar o blog, LinkedIn e Instagram da Tracksale. 

Comente aqui outros nomes que você gostaria de destacar e que fazem a diferença para evolução da Experiência do Cliente no Brasil. Muito obrigado!