Estratégias para ter um bom relacionamento com o cliente

Para ter um bom relacionamento online com os clientes, é preciso investir em estratégias e ferramentas que façam a sua empresa ser referência em atendimento. Isso não é tão simples de ser feito, mas também não é impossível. Basta observar a realidade do seu empreendimento e definir um meio de adaptar o contact center para trabalhar da melhor forma.

É preciso pensar, a partir de métricas e dados obtidos, quais são as possibilidades mais reais de atender bem o seu cliente. Seja por chat online, mídias sociais ou e-mail marketing. Também é preciso trabalhar de forma estratégica para que a resposta seja rápida, solucione o problema e traga um feedback positivo para a empresa.

Confira abaixo as possibilidades que vão fazer a sua empresa ter um bom relacionamento online com os clientes sem gastar muito dinheiro com isso. Apenas agindo de forma estratégica e utilizando boas ferramentas.

1. Tenha uma equipe motivada

O primeiro passo para conseguir oferecer um bom relacionamento é ter uma equipe realmente motivada e feliz. E isso só é possível de ser feito quando os gestores oferecem aos funcionários de atendimento um salário justo, compatível com o mercado.

Além disso, é preciso investir em um plano de cargos e salários, garantir uma carreira consolidada e oferecer também opções de férias, brindes e, até mesmo, festas para que eles se sintam cada vez mais parte da empresa.

2. Trabalhe com o contact center correto

Ter um bom contact center não é sinônimo de contratar todos os serviços que ele possui e implantar na sua empresa. Se você não tiver um grande empreendimento, isso pode ser um erro enorme de estratégia. Pesquise por meio de suas ferramentas de métricas, como o NPS, e descubra como os seus clientes preferem ser atendidos.

Se for por chat online e e-mail, invista apenas nessas duas soluções. Se for por WhatsApp, tenha uma estratégia profissional para trabalhar bem nessa inovadora área e se for por mídias sociais, contrate profissionais que deem conta do recado.

Tudo isso fica barato perto dos lucros que a empresa vai ter ao oferecer um bom atendimento aos seus clientes.

3. Responda sempre dentro do prazo do cliente

Para que esse passo dê certo, é preciso que o primeiro passo esteja funcionando muito bem. Uma equipe desmotivada procrastina, e isso é péssimo para qualquer empresa. Um bom relacionamento online com os clientes exige que eles sejam respondidos na hora e que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

Nada daquela estratégia errada dos call centers antigos de passar para diversos ramais para que a pessoa tenha o problema resolvido. É quem atendeu pela primeira vez que resolve o problema e com agilidade.

Leia também: 6 dicas para melhorar a experiência do cliente

4. Tenha um SAC

É bom que o site da sua empresa tenha disponível uma página própria para o Serviço de Atendimento ao Cliente. Assim, seu cliente terá mais facilidade de encontrar o meio em que ele deseja se comunicar e fazer a sua reclamação. Quanto mais você facilitar a vida do seu consumidor, melhor para a vida financeira do seu empreendimento.

5. Guarde as informações obtidas nos atendimentos

Esse é um passo muito importante. O seu cliente vai te passar diversas informações enquanto for atendido por alguém da sua equipe. Depois do problema solucionado, tente convencê-lo de se cadastrar no site e ofereça vantagens para que ele faça isso.

Guarde todas as informações que conseguir na conversa junto aos dados dele. No próximo atendimento, você vai agir de maneira muito mais eficiente com o cliente.

6. Obtenha um feedback eficaz com NPS

O NPS é uma ferramenta de métrica que veio para revolucionar o mercado. Com ele, você calcula o quanto aquele cliente gostou da sua empresa, desde a qualidade dos produtos até o atendimento. Assim, você consegue ver se ele te recomendaria ou não para outras pessoas.

Ter um bom NPS é sinônimo de feedback positivo. Quanto melhor for o seu relacionamento online com os clientes, mais respostas e recomendações a favor de você serão feitas. Assim, novos clientes vão aparecer, e esses que elogiaram vão se manter fiéis.

Leia também: 10 empresas que se destacam pela experiência do cliente

Quer saber mais sobre como ter um bom relacionamento online com os clientes? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdo sobre satisfação de clientes!