4 estratégias para satisfazer o cliente da sua empresa

4 estratégias para satisfazer o cliente da sua empresa

Muitas empresas hoje focam tanto na concorrência, produtos e preço, que se esquecem de fazer o mais importantes: satisfazer o cliente. Segundo Philip Kotler, o marketing de hoje está voltado para as mudanças de comportamento do consumidor, com ações mais humanizadas e focadas no cliente, não como um mero comprador, mas como um ser pensante, com sentimentos, emoções, crenças e valores.

O “novo” cliente, não hesita em se afastar da organização que não mantém um bom relacionamento, não atende às suas expectativas e não oferece valor algum. Por isso, as empresas precisam criar práticas inovadoras, que gerem valor intangível para seus clientes e que permitam experiências que despertem emoções neles, criando uma relação com essa pessoa.

Então, se você quer construir uma marca forte, ter participação de mercado e vantagem competitiva, seu cliente precisará vir em primeiro lugar. Para que sua empresa pare de apenas sobreviver no mercado, vamos te ensinar algumas estratégias para aumentar a satisfação do cliente e potencializar as vendas de sua empresa.

Para satisfazer o cliente, lembre-se que a opinião dele é a mais importante

O feedback do seu cliente é uma das fontes mais valiosas de informação que sua empresa pode ter. Não são seus colaboradores, seu gerente, presidente ou você que terão essa informação sobre a qualidade dos serviços, atendimentos e produtos de sua empresa. É o seu cliente que tem as respostas.

Por isso, é importante descobrir quem é ele e como seu negócio pode ajudá-lo. Algumas ferramentas de feedback, como pesquisas, avaliações e questionários podem te ajudar a conseguir essas informações. O retorno positivo ou negativo de seus clientes possui um valor inigualável para sua empresa.

Com o feedback em mãos, é hora de agir: colocar melhorias em prática e aperfeiçoar os pontos fortes, para que o seu cliente tenha o que ele realmente quer e não o que sua empresa supõe que ele queira. Ouvindo seu público, as portas das oportunidades estarão sempre abertas para você.

Colaboradores satisfeitos, clientes felizes

Felicidade gera felicidade, e investir no bem-estar de sua equipe também é uma estratégia para satisfazer seus clientes, principalmente para aqueles colaboradores que têm contato direto com o cliente. Se você entra em uma loja e sente que o vendedor não te deu atenção, provavelmente não entrará lá novamente, não é mesmo? Ou ao menos buscará ou outro vendedor da próxima vez.

Para a linha de frente de sua empresa, ofereça um clima organizacional agradável. Responsabilidades, autonomia, relacionamento interpessoal, liberdade e méritos reconhecidos proporcionam felicidade a seus colaboradores, e isso transparece para os clientes. Não se esqueça de desenvolver treinamentos para que sua equipe desempenhe suas funções em um negócio focado no cliente.

O fim da compra não é o fim da relação

Nunca abandone o seu cliente após o fechamento da venda. Esse é um erro terrível que muitas empresas comentem no fim de uma negociação. É investido muito tempo e dinheiro no potencial cliente até o momento da compra e, dali em diante, o consumidor é abandonado. Imagine uma “linha de produção de clientes”: a empresa espera a chegada do cliente, a venda é realizada, o cliente vai embora e então é aguardado o próximo cliente.

A venda é um ciclo que nunca termina, e o relacionamento pós-venda — em que o foco é o cliente — é necessário para que ele perceba que é especial para a empresa e que ela está disposta a ajudar sempre que for preciso. Mantenha-o informado sobre novas oportunidades de negócios, soluções, mercado e novos produtos.

O lucros provenientes de ações de pós-venda no mercado de fabricação de aeronaves chegam a representar mais de 80% da receita bruta, e com o crescimento da acessibilidade financeira a aquisição destes produtos se torna mais ampla, tornando este processo extremamente importante.

Ofereça exclusividade para satisfazer o cliente ainda mais

Todos nós gostamos de atenção e reconhecimento, e com seu cliente funciona da mesma forma. A satisfação do cliente pode ser mensurada pelo tempo que ele realiza negócios com sua empresa, pela frequência de compras etc.

Uma forma de premiação e fazê-lo se sentir especial é oferecendo exclusividade. A personalização está diretamente ligada ao que é exclusivo, e a empresa pode premiar seus clientes mais fiéis com condições únicas, brindes ou atendimento diferenciado.

As fraldas Pampers criaram uma comunidade online de clientes nos Estados Unidos, para que as mães ajudassem a equipe de desenvolvimento para criarem novos produtos e atender melhor a expectativa das mamães que se preocupam 24 horas com seus filhos.

E então, quais estratégias sua empresa tem utilizado para satisfazer o cliente? Conte para a gente nos comentários!

Ebook Seu Cliente é o Rei