Estratégias de relacionamento para conquistar clientes

Estratégias de relacionamento para conquistar clientes

Muita gente atribui a conquista de clientes à promoções ou benefícios entregues após a venda. Outras falam sobre o poder do relacionamento com o cliente para a fidelização. No final das contas, vários fatores contribuem ou dificultam a aquisição e a retenção de clientes.

Simpatia e empatia, por exemplo, são duas características importantes para conquistar clientes e fidelizar os antigos. Para que você entenda melhor, continue a leitura deste post, no qual falaremos sobre cada ponto e como utilizar essas estratégias nos negócios.

A simpatia

Simpatia é o sentimento que você tem perante a outra pessoa. Neste caso, ao ser estimulado por alguém, você tem um tipo de reação positiva. É o que sentimos pelo outro.

Bem tranquilo de entender: ficamos satisfeitos quando estamos com alguém que pode nos proporcionar algo que gostamos ou de que precisamos. Pense em como é fácil, por exemplo, gostar de alguém que é responsável por trazer boas notícias e como temos tendência a não gostar de quem, mesmo que seja só por obrigação, precise nos repreender.

A simpatia nos negócios

O poder da simpatia é muito utilizado na hora de se atingir bons resultados nos negócios. Uma das coisas mais comuns que vemos por aí são empresas se esforçando para proporcionar boas sensações nos clientes.

Oferecer um diferencial, um brinde ou fazer um agrado são formas de tentar reforçar a ideia de que o contato com aquela marca traz um benefício, uma vantagem. Isso faz com que o cliente crie simpatia pelo negócio, sentindo-se, então, mais feliz nessa relação.

A empatia

Empatia é quando nos esforçamos, em maior ou menor grau, para entender o que se passa com a outra pessoa. É compreender a situação a partir do ponto de vista do outro.

Isso ocorre quando dizemos coisas do tipo: “eu, no seu lugar, faria…” ou ainda “se eu fosse você…”. Quando assumimos o papel de estar na situação de outra pessoa, considerando o contexto dela e as opções que ela tem, e tentamos raciocinar que tipo de ação tomaríamos ou como iríamos nos sentir se aquela fosse a nossa realidade: isso é a empatia.

A empatia nos negócios

A criação e utilização do conceito de persona no desenvolvimento do seu negócio é a concretização do esforço de empatia. Ao tentar entender e recriar o contexto no qual está inserido o consumidor que faz parte do seu público-alvo, a empresa que investe nessa estratégia está tentando prever as reações e necessidades de seus potenciais clientes.

Assim, fica mais fácil imaginar a jornada que esse consumidor percorre até a efetivação da compra e moldar sua estratégia de venda a ela. Pode-se, também, obter mais chances de bons resultados na fidelização de clientes.

A relação com os clientes

Em um mundo conectado, rápido e multiplataforma, os clientes se espalham e transitam de maneira muito ágil. Nessa realidade tão dinâmica, para atingir metas e melhorar vendas, é necessário ter sabedoria e planejamento para extrair o que há de melhor dos conceitos de que estamos tratando.

Por meio da empatia, descubra e conheça seus clientes. Entenda como ele pensa e sente o mundo ao seu redor, o que ele busca, do que ele precisa. Depois disso, trabalhando a simpatia, ofereça os estímulos corretos, programe ações e campanhas que farão com que se sintam de maneira positiva perante sua empresa.

Dessa maneira, você conseguirá trazer soluções mais efetivas para sua persona e agregar valor ao seu serviço ou produto. Tudo isso fará com que toda a jornada dele seja mais satisfatória, e munirá sua equipe de vendas com informações valiosas que serão utilizadas desde o primeiro contato com o cliente.

Para garantir, ainda, que está atingindo os resultados que busca, faça uma pesquisa usando a metodologia NPS e confirme se está proporcionando a melhor experiência do cliente possível. Veja como anda o nível de satisfação dele e entenda quais aspectos específicos do seu atendimento podem ser melhorados.

Continue nos acompanhando por meio das nossas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube — e veja outras dicas de como conquistar os melhores resultados junto aos seus clientes de maneira profissional e estratégica.

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub