7 estratégias de marketing digital para conquistar clientes

7 estratégias de marketing digital para conquistar clientes

Todo empreendedor entende a importância de aplicar boas estratégias de marketing para  divulgar sua marca e, assim, ter sucesso com seu negócio.

A publicidade faz parte do mundo corporativo há séculos. Mas, em cada período histórico, as técnicas e ferramentas de divulgação de produtos e serviços precisaram se adequar de acordo com as mudanças na sociedade.

Com os avanços tecnológicos, surgiu também a necessidade de atualizar a maneira como as marcas se conectavam com seus públicos. Isso porque as pessoas usam a internet para as mais diferentes atividades e, entre elas, para comprar produtos ou a contratar algum serviço.

É por isso que, se você tem um negócio, seja ele online ou não, precisa saber mais sobre marketing digital. Do contrário, corre o sério risco de não conseguir alcançar o público que você tanto espera.

Não importa a sua área de atuação, a verdade é que você precisa conectar seu produto ou serviço com os milhões de usuários da internet e ainda se destacar de seus concorrentes.

Para te ajudar, separamos 7 estratégias de marketing digital que você pode começar a aplicar em seu negócio hoje mesmo. Acompanhe!

Estratégias de marketing digital

Apesar de ter um destaque nos últimos anos, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o marketing digital e as suas principais estratégias.

Essas dúvidas são ainda mais comuns para empreendedores do mercado tradicional, afinal, até pouco tempo atrás os meios de divulgação mais conhecidos eram panfletos, cartazes, outdoors e propagandas em rádio e televisão.

É claro que essas estratégias de marketing ainda existem e podem surtir muito efeito.

Porém, a maioria delas exige um alto investimento. E, dependendo de sua área de atuação, é possível que seus clientes em potencial usem mais a internet para procurar por possíveis soluções para seus problemas do que outros canais de comunicação.

Então, se você está começando agora ou não quer investir um valor muito alto para divulgar seu negócio, o marketing digital é o melhor caminho para seguir.

Além de rentável, você verá que é possível começar essas estratégias de marketing hoje mesmo.

Acompanhe!

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal objetivo educar sua audiência antes dela decidir fazer uma compra.

Para isso, você deve produzir conteúdo de relevância sobre sua área de atuação e disponibilizá-lo gratuitamente em canais de comunicação, como um blog.

Vamos imaginar que seu nicho seja um pet shop, uma loja especializada em produtos para animais de estimação.

Em vez de apenas oferecer produtos, como rações, brinquedos, suplementos e vacinas, você pode oferecer soluções para as pessoas que possuem um animal de estimação.

Você pode disponibilizar textos que falem sobre raças, cuidados, alimentação, doenças comuns e mais uma infinidade de assuntos relacionados a essa área.

Apesar de você não tentar vender algum produto, o resultado prático dessa estratégia será um grande número de acessos em seu blog. E o melhor: as pessoas perceberão que você é um especialista quando o assunto é animais de estimação.

Com isso, quando elas precisarem comprar algum produto desse nicho, é provável que se lembrem das dicas interessantes que você deu. Assim, as possibilidades de venda aumentam, já que existe uma empatia entre os usuários e o seu blog.

Esse tipo de estratégia ajuda a criar uma relação duradoura entre a marca e o usuário. Ele pode chegar a indicar o blog para outras pessoas com o mesmo interesse. Isso, além de te ajudar a se posicionar como uma referência em seu mercado, é também uma ótima forma de alcançar novos clientes.

2 – Vídeos no YouTube

Sabemos que o YouTube é um fenômeno de popularidade e que é possível encontrar praticamente qualquer tipo de conteúdo nessa plataforma.

Seu sucesso vem do fato de que muitos usuários preferem assistir vídeos, que é uma maneira fácil de consumir um conteúdo, a ler algum artigo.

É por isso que ter um canal no Youtube é muito importante para o seu negócio.

Você pode criar vídeos com dicas práticas para sua audiência, informações sobre seu produto e conteúdos relacionados ao seu nicho.

Muitos empreendedores deixam a criação de vídeos para YouTube para depois por pensarem que é necessário ter um equipamento caro e sofisticado para começar. Mas acredite: a maior parte dos canais de sucesso do Youtube, com milhões de seguidores, começou utilizando aparelhos simples para a gravação, como webcams ou até mesmo celulares com boa resolução.

Assim como no caso do blog, o conteúdo dos vídeos é mais importante que o equipamento em si, já que o objetivo aqui é educar sua audiência e mostrar que você é uma autoridade no nicho em que atua.

E lembre-se sempre: ofereça conteúdo relevante antes de tentar vender algo.

3 – Criação de materiais ricos

Essa é uma das estratégias de marketing que está diretamente ligada às anteriores.

Além de educar sua audiência com textos em seu blog e vídeos no YouTube, é muito importante que você crie conteúdos mais técnicos e com informações mais aprofundadas, que são conhecidos como materiais ricos.

Você pode fazer um infográfico, escrever um ebook, fazer vídeos mais longos, e por aí vai.

O importante é que esse tipo de material seja mais específico para um público que já conhece seu negócio e que mostra interesse por informações mais desenvolvidas do que aquelas que você consegue colocar em um blog ou no YouTube.

Você pode colocar um campo para as pessoas se inscreverem em sua newsletter em seus canais de comunicação, por exemplo. Assim, você terá o email de quem quer receber seus materiais ricos e conseguirá manter uma comunicação mais próxima com essas pessoas.

4 – Envio de email marketing

Antes da explosão das redes sociais, os emails eram a principal forma de se comunicar com clientes em potencial pela internet.

Apesar de algumas pessoas acreditarem que essa maneira de entrar em contato com sua audiência não seja mais tão eficiente assim, o email marketing ainda é muito eficiente.

Entre as várias vantagens do envio de emails, a principal delas é o caráter pessoal desse tipo de estratégia, já que o email marketing pode ser personalizado e enviado para cada pessoa como se tudo tivesse sido feito individualmente.

Além disso, você pode usar o email para dar ofertas, fazer lançamentos de novos produtos e até mesmo criar promoções específicas para quem recebeu aquela mensagem.

Outra vantagem é que o conteúdo fica na caixa de entrada do usuário, ou seja, ele pode abrir novamente, ler com calma e avaliar com mais tranquilidade do que em outros formatos de conteúdo.

5 – Redes sociais

É impossível pensar em estratégias de marketing para conquistar clientes sem falar das redes sociais.

Elas se transformaram rapidamente em uma das principais plataformas de divulgação, já que grande parte das pessoas passa praticamente o dia todo contectada em alguma rede social.

Mas não pense que, como empreendedor, você pode apenas criar um perfil pessoal em alguma dessas mídias.

Há opções exclusivas para quem quer divulgar seu negócio nessas redes, como as fanpages no Facebook. Nessas páginas é possível oferecer de uma forma profissional todos seus produtos e serviços, além de você conseguir criar um relacionamento com sua audiência.

Existem estratégias específicas para cada rede social, já que o perfil dos usuários em cada uma delas é diferente. Além disso, é preciso também perceber a dinâmica da evolução de cada rede.

O Facebook, por exemplo, passou por uma grande transformação nos últimos tempos. A rede social perdeu espaço entre os jovens, que migraram para o Instagram. Mas acabou crescendo muito entre as pessoas mais velhas.

Portanto, é preciso entender a lógica de cada rede social para escolher aquela que seu público mais usa e a que tem mais a ver com seu negócio.

6 – Publicidade paga

Até agora, falamos de estratégias de marketing que precisam de nenhum ou quase nenhum investimento.

Porém, além delas, há algumas maneiras de divulgar seu negócio desde que você invista um valor para fazer isso.

Anúncios patrocinados, impulsionamento de publicações e eventos e divulgação de perfis são algumas das modalidades mais conhecidas de publicidade paga e que apresentam excelentes resultados.

Grande parte dessa eficácia está na possibilidade de especificar bem o público para quem seus anúncios serão entregues. Isso significa que a publicidade não será veiculada para qualquer pessoa. Mas sim para aquelas que possuem um perfil bem específico, que coincide com o produto ou serviço oferecido.

Assim como nas redes sociais, para definir os melhores canais para investir em publicidade, você precisa pensar em seu público. Dessa forma, você conseguirá investir no lugar certo e não desperdiçará seu orçamento com anúncios que não surtirão efeito.

7 – Influenciadores digitais

Contratar influenciadores digitais para ajudar a divulgar seu negócio é algo relativamente recente.

Essa ideia surgiu quando as marcas perceberam a quantidade de pessoas com perfis nas redes sociais que atraem milhares de seguidores e que, de alguma forma, conseguem influenciar os outros.

Em outras palavras, os influenciadores digitais são as celebridades da internet que produzem conteúdo gratuito para seus fãs, que seguem as dicas dessas pessoas em suas atividades cotidianas.

Os influenciadores digitais, como sugere o nome, exercem grande influência sobre um grande números de internautas, e atrelar a sua marca a uma dessas pessoas é uma excelente estratégia de marketing digital.

O Youtube e o Instagram são plataformas nas quais os influenciadores digitais atuam com mais frequência. Por isso, analise qual é a melhor opção para o público que você quer atingir.

Analisando as melhores estratégias

Vimos aqui algumas das principais estratégias de marketing digital para conquistar clientes.

Além dessas 7 que mostramos hoje, há diversas opções e você não tem que decidir utilizar apenas uma, afinal, elas não se excluem. Inclusive, o uso simultâneo e planejado de mais de uma estratégia é o ideal para potencializar vendas, consolidar uma marca e atingir uma audiência diferente da que você já conquistou.

Você deve estar se perguntando: como escolher as melhores estratégias de marketing para o meu negócio?

Lembra que sempre falamos que você precisa pensar em seu público e nos canais de comunicação que ele mais utiliza? Esse é o ponto de partida na hora de escolher a forma como você divulgará seu negócio.

Para isso, é muito importante você entender bem quem é o público que você quer atingir. Uma maneira de conseguir essas informações é criando a persona para seu negócio, que é uma representação de seu cliente ideal.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso e quer saber como definir quem será seu cliente, não deixe de conferir nosso post que ensina como criar uma persona para seu negócio.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub