Entenda a importância do feedback do seu cliente

Entenda a importância do feedback do seu cliente

Ter um negócio não é só vender e lucrar. Independentemente de a sua empresa oferecer serviços, produtos fabricados por ela ou adquiridos de terceiros, em última instância, seu objetivo deve ser o de atender a uma demanda do consumidor e, assim, resolver um problema que ele estava tendo. Dessa forma, a opinião dos clientes é essencial para definir o que e como o seu negócio deve vender.

Mas a importância do feedback dos clientes vai ainda mais longe. Confira, a seguir, alguns motivos que vão deixar claro por que você tem que ficar de olho no retorno do consumidor.

Identificação do seu público

Para vender mais, é preciso saber exatamente o que o consumidor procura, e, para isso, é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo muito bem.

Receber feedback dos seus clientes vai te ajudar a identificar a que grupo eles pertencem, quais são seus gostos e preferências, seu poder de aquisição, sua localização geográfica, e assim por diante. Com esses dados em mãos, será possível direcionar seus serviços ou produtos cada vez mais de forma a dar ao cliente exatamente o que ele deseja.

Melhoria no atendimento

Não é só os produtos oferecidos nem os preços que influenciam as vendas. O modo como o comprador é atendido também tem muito poder sobre sua decisão de compra (seja em uma loja física ou em uma estrutura virtual, no caso de um e-commerce), e não há outra maneira de saber se a estrutura oferecida pelo seu negócio é boa o suficiente: é preciso perguntar ao cliente.

Somente o feedback do consumidor vai indicar se a sua equipe de vendas está realmente bem-treinada e se as páginas do seu e-commerce funcionam da maneira esperada, portanto, não hesite em solicitá-lo ao cliente e aprimorar seu atendimento nos pontos necessários.

Garantia de uma imagem positiva

Não pedir um feedback ao cliente não significa que ele não dirá sua opinião sobre os seus produtos ou serviços: pelo contrário, se você não se preocupar em pedi-la para garantir sua satisfação no pós-venda, ele pode expô-la com estardalhaço e prejudicar a imagem do seu empreendimento.

O que não falta são veículos para espalhar mensagens negativas sobre a sua loja: redes sociais, jornais, mensagens instantâneas e até sites específicos de reclamações sobre empresas que não souberam atender bem o cliente após a venda.

Logo, pedir o feedback do cliente é também prevenir escândalos desnecessários envolvendo a sua empresa.

Tendências de mercado

Todo empresário sabe que basear sua linha de serviços ou produtos em suposições sobre o mercado é um grande erro. Mas o que muitos deles se esquecem é que, além disso, é preciso considerar que o mercado está em constante mudança.

Nesse contexto, contar com um feedback do seu público vai te ajudar a prever o surgimento de novas tendências no mercado e a se adaptar às novas exigências do consumidor com antecedência, de forma a sair na frente da concorrência.

Como pedir o feedback

Você pode escolher como inserir o canal de feedback para sua empresa de acordo com seu tipo de loja. Se for uma loja online, por exemplo, saiba que não basta apenas se limitar ao 0800. É preciso fazer uma avaliação para conferir qual o melhor canal para atender seus clientes (e-mail, redes sociais, mensagens SMS, etc.).

Facilitar a comunicação entre empresa e consumidor é fundamental para a imagem positiva e aprimoramento constante dos serviços qualquer negócio. Sendo assim, além de contar com canais de diálogo com o consumidor, invista também em uma ferramenta de gestão de pesquisas de satisfação e fique de olho no que o seu cliente realmente quer!

Como você pede feedback dos seus produtos, serviços e atendimento à sua clientela? Ainda ficou com alguma dúvida sobre por que saber a opinião do consumidor é tão importante para as suas vendas? Fale com a gente nos comentários!

 

Conheça os nossos parceiros:

Conteúdo
de Áudio:

12Min
Vendas
de Cursos:

Hotmart
Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub