Desenvolver app de pesquisas internamente: vale a pena?

Desenvolver app de pesquisas internamente: vale a pena?

Quando o assunto é aplicação de pesquisas de satisfação, observamos 4 perfis de empresas, geralmente:

  • aquelas que não fazem pesquisas;
  • as que terceirizam esse serviço  (geralmente em aplicações em ondas);
  • as que contratam algum software;
  • aquelas que tentam desenvolver app internamente. 

Discutimos mais sobre os benefícios das pesquisa de satisfação no post Pesquisa de Satisfação: tudo o que você precisa saber. Assim, não reforçaremos neste conteúdo a importância de se fazer esse tipo de monitoramento. Se você chegou até aqui, com certeza já sabe disso!

As empresas que decidem desenvolver apps de pesquisas internamente costumam fazer esta escolha principalmente por acreditarem em benefícios como a redução de custo, personalização e agilidade. 

Mas, afinal, na prática, quais são os desafios de se desenvolver app de pesquisas internamente? Vale a pena enfrentá-los? Listamos abaixo alguns dos principais problemas que podem surgir neste percurso. Continue nos acompanhando e confira!

Falta de know-how dos desenvolvedores ou da equipe

Não há dúvidas de que a sua empresa tem desenvolvedores capacitados para criar softwares que você e sua equipe precisam para performar melhor. Por isso, você já pode ter pensado em delegar essa tarefa a eles — por parecer simples criar um sistema de pesquisa. 

Mas essa, na verdade, é uma crença equivocada. E pode, inclusive, prejudicar toda a gestão da experiência de clientes de sua empresa.

Desenvolver um aplicativo exige um alto nível de conhecimento sobre o tema, desde as melhores práticas de pesquisa, metodologias existentes (como o Net Promoter Score), layout, regras de aplicação, modelos de relatórios e dados a serem trabalhados, por exemplo. 

Sendo assim, infelizmente, a qualidade do resultado tende a ser negativa pela falta de especialidade das pessoas envolvidas no assunto.   

Dependência da equipe de desenvolvimento

São poucas as empresas que conseguem ter uma equipe de tecnologia pronta para atender novos projetos rapidamente. Geralmente, as filas de tarefas a serem realizadas pela equipe de TI são gigantescas — e muito urgentes.

Sendo assim, nasce uma dependência insustentável que não poderá ser atendida com velocidade. Qualquer ajuste no app (como solução de bugs, atualizações, etc) tenderá a levar muito tempo, desacelerando, assim, as ações da gestão de CX da sua empresa. 

Ou seja: no fim das contas, os clientes também são prejudicados. E esse não é, de forma alguma, o objetivo da sua empresa, certo?

Custo e prejuízo de desenvolver app de pesquisas

Desenvolver app de pesquisas é um projeto que exige muitas horas para ser entregue. Para além disso, deve seguir em constante desenvolvimento para garantia do melhor desempenho. E nós sabemos que as horas de programadores não são nada baratas, não é?

Tendo esse cenário em vista, observa-se que, geralmente, as empresas que tentam desenvolver um aplicativo de pesquisas internamente acabam investindo muito budget nesta ação. Mas o resultado pode ser negativo pela falta de know-how e demais fatores: não gera resultados e, mais do que isso, dá prejuízos.

Fuga em relação ao core business da empresa

Quando uma empresa se propõe a desenvolver app de pesquisas internamente, é fato que ela passa a fugir de seu foco principal. Ou seja: enquanto as equipes poderiam estar melhorando seu site, seu próprio aplicativo ou canais de comunicação, por exemplo, tenta-se desenvolver algo que tem chances de ser ineficiente. 

Por exemplo: uma imobiliária que deixa de desenvolver seu aplicativo de locação e/ou venda para desenvolver um sistema de pesquisa perde o foco no seu propósito base, direcionando seu tempo para estudar canais, melhores práticas, formatos de integração, etc.

Facilidade de perda ou interrupção do projeto

Devido às rápidas mudanças do mercado, as prioridades também acabam se alterando. Basta um só membro da equipe considerar outro projeto prioridade que toda a sua ferramenta de gestão de experiência de clientes estará prejudicada. 

Sendo assim, seu projeto poderá ser interrompido e, no pior cenário, até perdido — mesmo com todo o investimento. 

Mudança de foco: dos clientes para o app

Uma vez que a empresa decide desenvolver app de pesquisas internamente, o foco passa a ser construí-lo, e não melhorar a experiência do cliente com os resultados obtidos — como deveria ser! 

Empresas que conseguem identificar melhorias em sua jornada em tempo real são capazes de reter clientes, melhorar a percepção de sua marca no mercado e tendem a ter resultados financeiros positivos. 

Assim, recomendamos que, mesmo em um momento inicial da sua gestão de CX, você comece utilizando plataformas prontas para realização das pesquisas. Desde os mais simples (e até gratuitos) até os especializados no assunto, como a Tracksale

Aqui, nós lidamos diariamente com um grande número de empresas. E percebemos que, na maioria dos casos, aquelas que tentam desenvolver app de pesquisas internamente geram prejuízos financeiros, desperdício de tempo e, infelizmente, prejudicam os clientes. 

Sem serem ouvidos e sem seus problemas resolvidos, eles acabam indo para a concorrência. Por isso, foque no seu core business e em melhorar as experiências entregues para seus clientes. Fugir da sua área de atuação poderá causar grandes prejuízos para sua equipe, empresa e faturamento!

E aí, gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre os desafios de desenvolver um aplicativo de pesquisas internamente? Então fale com um de nossos especialistas:

hello@tracksale.co  | 0800 025 8972

Estamos te esperando!