Customer Success: 5 passos para fidelizar clientes

Vender um produto ou serviço e estar certo de que o consumidor ficou satisfeito com a aquisição é só o início do caminho para o sucesso do cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo, fidelizá-los é o grande desafio das empresas que tentam manter um bom relacionamento pós-vendas, principalmente para ter a chance de novas aquisições no futuro.

O artigo de hoje apresentará 5 passos que te ajudarão nesse processo de fidelização. Continue a leitura e confira!

1. Conecte-se com seus clientes

Tenha em mente que não adianta falar com seu cliente apenas quando ele está em perigo. Isso pode criar uma visão negativa de sua marca e até encerrar seu relacionamento com ele. Forneça meios para uma conexão direta e sempre disponível, como fóruns, mídias sociais ou outros meios de comunicação.

Seu cliente precisa saber que você quer ouvi-lo, por isso dê credibilidade à sua marca e aumente a confiança dele em você.

2. Acompanhe o cliente frequentemente

O sucesso do cliente só será conquistado se houver o comprometimento da sua parte. Sim, é preciso acompanhá-lo o tempo todo. É importante estabelecer uma relação de confiança, e isso não é conquistado da noite para o dia.

3. Seja sempre proativo

Para ter sucesso, qualquer pessoa precisa aprender a enxergar um pouco à frente dos outros e antes deles, e isso não é diferente quando se trata de uma empresa. Ajude seu cliente a antecipar dificuldades e oportunidades.

Para isso, é fundamental conhecer o mercado para quem você trabalha. E o uso do NPS (Net Promoter Score) é de grande valor nesse momento, já que é muito mais do que apenas números, representando a qualidade do serviço prestado, a forma como os clientes estão vendo sua marca e o que ainda esperam dela.

Fazer uso dessa métrica será extremamente útil para tomar decisões e agir antes que seja tarde. Além disso, permitirá se adiantar às necessidades e dúvidas de cada cliente e oferecer soluções adequadas.

4. Incentive as pesquisas e o feedback

Esse é um dos pontos cruciais. Você precisa saber o que está acontecendo com seu cliente, e para isso, você precisa de informações. Diante disso, faça pesquisas para saber o grau de encantamento do consumidor em relação à sua marca.

Novamente, conte com o NPS para conseguir apurar, de maneira clara e concisa, os resultados e saiba fazer as perguntas certas, para obter o insumo quantitativo e qualitativo. É importante também saber aproveitar esses resultados para fazer os ajustes necessários.

A dica é usar o NPS para alinhar toda empresa em torno do sucesso do cliente, fazendo com que os clientes respondam pesquisas diariamente. Se um problema for encontrado, uma ação é rapidamente tomada para apoiar o cliente e resolver a questão.

5. Personalize o atendimento aos seus clientes

Tenha em mente que a satisfação do consumidor é condicional, portanto ele pode estar contente hoje e amanhã, não mais. Sendo assim, personalize o atendimento ao seu cliente, procurando destacar um colaborador específico para ele.

Conquistar o sucesso do cliente envolve esforço e muita atenção, mas no final trará resultados e satisfação para todos os envolvidos. Se você gostou das dicas apresentadas, aproveite e confira o post: Como saber se tenho clientes satisfeitos?