Conselho de um grande empreendedor para as empresas

Conselho de um grande empreendedor para as empresas

Tomasz Tunguz, nome de peso quando o assunto é startups, é sócio da Redpoint e escreve diariamente em seu blog sobre os maiores desafios que startups enfrentam, desde formas de levantar fundos, até as melhores práticas de gestão de equipes.

Em seu ultimo post, Tomasz recebeu Bill Macaitis, CMO da Slack, ex-diretor de marketing da Zendesk e ex-vice-presidente sênior de Marketing Online e Operações da Salesforce para um bate-papo sobre o sucesso na formação de equipes de marketing. E um dos assuntos mais falados foi o uso do Net Promoter Score como principal métrica para avaliação de sucesso.

“Uma métrica que a maioria das equipes de marketing de SaaS não medem com frequência, mas deveriam, é o Net Promoter Score. O NPS mede a probabilidade dos clientes em recomendar seu produto. É um dos indicadores mais importantes de crescimento futuro. E claro, quanto maior o número de defensores para o produto, menor o custo de aquisição do cliente para a empresa, e mais eficaz se torna a equipe de sucesso do cliente”.

As melhores empresas deste mercado conseguem alcançar uma pontuação de 70 numa escala de 100, mas de acordo com dados da Zendesk, a média das empresas de software B2B é apenas 29.”

Indicador do sucesso

O uso ostensivo do Net Promoter pelas empresas de destaque mundo afora não é uma mera coincidência. Conseguir mensurar e cruzar dados tão importantes como a satisfação do consumidor mais a chance dele divulgar ou criticar sua marca publicamente em apenas um KPI (Key Performance Indicator) é o que garante os elogios à metodologia.

As startups são as empresas do futuro, não apenas por suas propostas de revolução nos produtos que criam mas também pela gestão descomplicada, algo que facilita a tomada de decisão. Quando vemos um movimento grande de startups adotando algo, podemos ter certeza que a maioria das empresas irão se beneficiar por segui-las.

Conclusão

O uso do NPS nas empresas é algo simples de ser aplicado, principalmente quando se tem ferramentas para mensuração dos dados. Porém, mesmo para as empresas que não possem tais ferramentas, é possível fazer a gestão e cálculo através de ferramentas grátis como esta.

Seja como for, acelere os resultados de sua empresa aprendendo com as grandes empresas ou aquelas que estão na vanguarda da inovação. Acompanhe nossa newsletter para mais novidades e deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Net Promoter, Net Promoter Score and NPS are registered trademarks of Fred Reichheld, Satmetrix Systems, Inc., and Bain & Company, Inc.