Como o SMS pode alavancar seu negócio?

No Brasil, segundo pesquisa feita pelo IBGE, cerca de 56 milhões de pessoas têm acesso à telefonia móvel.

Estudar o perfil dos clientes e consumidores, que ficam 24 horas por dia conectado por meio de seus aparelhos celulares, é uma boa estratégias para aproximar a sua empresa do seu consumidor usando SMS.

Veja abaixo as possibilidades de usar o SMS para ajudar a alavancar seus negócios e ajudá-lo a conhecer seu cliente!

Personalização e instantaneidade

O uso de SMS é um meio de comunicação direta e pode proporcionar ainda personalização das mensagens, além de ser instantâneo, já que os aparelhos celulares estão sempre à mão ou por perto.

Baixo custo e alta eficácia

Outro benefício do uso de SMS é seu baixo custo de investimento e uma alta taxa de leitura, funcionando perfeitamente como ferramenta de relacionamento com seus clientes.

Saber como integrar o uso dos disparos de SMS com as mídias tradicionais que as empresas estão habituadas a usar, como e-mail marketing, é muito importante, pois essa integração pode aumentar a capacidade da sua empresa de alcançar seus clientes e também leads em potencial.

Variedade de possibilidades

O uso do SMS é bem variado. É possível divulgar um lançamento, atraindo o interesse do seu cliente, ou realizar uma pesquisa de satisfação, sendo possível saber exatamente como foi a interação do seu cliente com sua marca ou serviço.

O modelo de pesquisa de satisfação mais utilizado neste caso seria NPS — Net Promoter Score —, em que se pode identificar reclamações ou insatisfações, elogios e sugestões, além de ser uma excelente métrica de desempenho para sua empresa.

Com o SMS, também é possível informar sobre um produto ou serviço. Quem sabe, ainda, oferecer conteúdo informativo enviando dicas que interessem ao seu público? Por exemplo, se você vende produtos cosméticos, seria possível enviar dicas de beleza ou cuidados com a pele.

Isso faz com que o cliente se sinta mais próximo de sua marca, mostra que você se interessa por ele e ajuda na construção de uma imagem positiva frente a seu público de interesse.

Com todos esses benefícios e oportunidades de uso, o SMS precisa fazer parte da sua estratégia de comunicação com seus clientes. Apenas tome cuidado, seja sempre relevante, pois ninguém quer ser confundido com SPAM e evite causar fadiga no seu cliente com o constante disparo de mensagens.

Dê a chance das pessoas se descadastrarem, caso seja do interesse delas, e capriche na redação. Em 160 caracteres (normalmente a quantidade máximo de um SMS) é preciso ser persuasivo e conseguir sintetizar de forma objetiva sua mensagem.

Gostou das dicas? Então leia também: Tracksale oferece Net Promoter Score via SMS