fbpx

Como otimizar o atendimento ao cliente

Como otimizar o atendimento ao cliente

Manter o atendimento ao cliente em nível de excelência é hoje o grande diferencial para qualquer empresa que quiser alcançar crescimento e bons lucros.

A consequência mais benéfica de um atendimento rápido e bem prestado é a fidelização de consumidores junto a uma marca. Possuir uma grande quantidade de clientes fiéis trará maior segurança financeira para o empreendedor efetuar investimentos, seja em novas ferramentas de trabalho, ou mesmo para ampliar o negócio.

Veja como otimizar suas ações para atender e cuidar do bem maior da sua empresa, o cliente.

1. Monte uma equipe qualificada

Possuir um quadro de colaboradores capacitados deixará o gestor tranquilo em relação aos resultados que serão averiguados no final do mês, por isso, tenha atenção máxima na contratação dos seus profissionais, sem se esquecer do devido treinamento e atualização que eles deverão receber ao longo do tempo.

Funcionários de alto nível não deixarão dúvidas em relação aos produtos e serviços que comercializam e prestarão um atendimento ágil e seguro, deixando os clientes mais propícios a fecharem um negócio.

2. Integre seu atendimento telefônico a uma central telefônica

Deixar clientes aguardando na linha pode gerar danos irreparáveis à reputação de sua empresa, além de causar problemas de larga proporção com órgãos de defesa do consumidor e com a Justiça.

Para vencer esse entrave, aposte na integração do seu atendimento a uma central telefônica. São muitos os benefícios, entre eles:

  • Gerenciamento e controle total das ligações;

  • Gravação de conversas;

  • Uso de robôs e recados de voz;

  • Grupos de ramais que encaminharão o cliente ao setor correto;

Mostre ao cliente que você se preocupa em fazer com que ele seja atendido de forma rápida e focada na resolução do problema que o fez ligar.

3. Implemente recursos do SAC 2.0

A comunicação entre as pessoas evoluiu conforme a expansão da internet pelo mundo. O atendimento ao cliente acompanhou essa evolução. Atualmente é denominada de SAC 2.0 o uso de mídias digitais (e-mail, redes sociais, chat online) como meio de estreitar o relacionamento entre empresas e consumidores.

Implementar recursos do SAC 2.0 em seu empreendimento significa não só oferecer mais comodidade e velocidade na comunicação, mas também ter um diferencial frente à maioria dos concorrentes.

4. Tenha um BackOffice eficiente

O BackOffice, também chamado de retaguarda, é constituído por setores ligados à área operacional, gerencial, administrativa e de logística. É sempre bom frisar que o atendimento ao cliente não é feito apenas por aqueles que estão em contato direto com o consumidor.

Um BackOffice ineficiente pode pôr em cheque o bom relacionamento que foi começado pelos vendedores, portanto, dê ao BackOffice a mesma atenção dada aos demais setores da empresa. Ele é a base para um FrontOffice de sucesso.

5. Meça a qualidade de atendimento ao cliente

Para avaliar o nível de satisfação do cliente, nada melhor do que adotar um método que seja realmente eficaz na coleta da opinião dos consumidores.

Nesse cenário, o NPS (Net Promoter Score) mostra-se como ferramenta altamente recomendável na pesquisa de satisfação. Com ele o gestor terá em suas mãos os dados e indicadores necessários para avaliar se mantém ou altera o foco estratégico das suas ações de negócios.

Investir na qualidade de atendimento ao cliente é algo que só se faz com engajamento da equipe, visando alterar o que não deu certo e fazendo com que as boas práticas virem rotina em seu negócio.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais, FacebookTwitterLinkedInYouTube, e fique por dentro de mais novidades sobre o mundo dos negócios!

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub