Como manter seus clientes satisfeitos

Como manter seus clientes satisfeitos

Proporcionar um serviço de qualidade, ainda é visto como um mistério por muitas empresas. Se por um lado você ganha a oportunidade de realizar novos negócios com estas pessoas, maximizando a satisfação delas e o seu sucesso, por outro lado essa busca exige muito esforço para atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Para garantir a satisfação dos seus clientes, é importante aprimorar o atendimento e investir uma equipe de vendas altamente qualificada. Veja a seguir algumas dicas para manter seus clientes satisfeitos:

Obtenha dados

Medir sua performance é a melhor maneira de ter consciência se você está conquistando clientes satisfeitos ou não. Certifique-se de ter um método para medir a satisfação do usuário. Para isso, você pode utilizar um bom software focado neste tipo de dados, que usa pesquisas de opinião como motor. Com os números levantados pelo programa ou pelas pesquisas, você consegue comparar o desempenho ao longo dos meses e trimestres.

Foque em lealdade

Muitas empresas se preocupam em ter clientes satisfeitos e se esquecem da fidelização, que faz o usuário comprar novamente. Em vez de cair nesta armadilha, faça questão de continuar oferecendo mais possibilidades para aqueles que já compram de você. Isso, somado a um atendimento de qualidade, vai contribuir imensamente para a lealdade de qualquer cliente.

Controle as expectativas

Às vezes, um cliente fica insatisfeito mesmo recebendo um bom serviço. Isso ocorre porque as expectativas dele estavam desalinhadas com a entrega real da empresa. Para que isso não ocorra, é importante ter uma boa comunicação com o seu público e deixar bem claro quais são as suas entregas e o quanto isso está de acordo com o que é esperado. Aí pode residir a oportunidade de um upsell, inclusive, o que é sempre positivo para ter clientes satisfeitos.

Mantenha contato

É preciso manter contato constante com seu cliente para se certificar de que ele está satisfeito com o serviço ou produto recebido. O envio de emails pode ser uma boa forma de manter esse contato. Através destas mensagens, você pode colher opiniões quantitativas ou qualitativas, além de manter vivo um banco de dados de contatos que pode ser útil em campanhas de marketing.

Escute feedback

Para mostrar a importância da opinião do cliente no seu negócio, é necessário implementar as sugestões dele. Você precisa colocar em prática as reivindicações que fazem sentido para a sua empresa. Vale a pena se atentar para críticas e ideias que se repetem, pois elas podem te ajudar a gerar mais valor para aquilo que você entrega e para o seu atendimento. Mas também é importante se manter verdadeiro à proposta da empresa e medir os impactos destas mudanças.

Uma experiência de compra positiva sempre atrai mais satisfação. De acordo com estudos, 80% da receita futura de uma empresa vem de 20% dos clientes que já estão com ela, o que demonstra como é importante fidelizar e garantir a satisfação dos clientes.

A maneira mais fácil de obter feedback verdadeiro do seu cliente, é medindo a sua satisfação através do Net Promoter Score. Para saber mais sobre como medir a satisfação do seu cliente e ouvir um feedback sincero, fale com um especialista em NPS da Tracksale.

Essas dicas foram úteis? Comente abaixo como você pretende oferecer mais satisfação aos seus clientes!

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub