Como funciona uma pesquisa de satisfação do cliente?

Como funciona uma pesquisa de satisfação do cliente?

A pesquisa de satisfação tornou-se uma ferramenta essencial para qualquer negócio. No entanto, o conhecimento que alguns empresários têm quanto à aplicação desse tipo de pesquisa é o mesmo que possuem sobre a satisfação do cliente com seus serviços: quase nenhuma.

Se você pretende aplicar uma pesquisa de satisfação, é fundamental saber como ela funciona e quais resultados você pode alcançar com sua aplicação. No post de hoje, trouxemos algumas informações essenciais para o entendimento desta importante ferramenta. Acompanhe!

Principal modelo de pesquisa de satisfação

Net Promoter Score (NPS)

É uma métrica que avalia a experiência do cliente com a sua empresa. O cliente dá uma nota na escala de 0 a 10 para a pergunta “Você indicaria a nossa empresa a um amigo ou familiar?”. Em seguida, caso queira, é aberto um campo para que o usuário justifique aquela resposta.

A inovação do Net Promoter Score é proporcionar um relacionamento positivo e sem atrito. Dessa forma, o cliente responde à apenas uma pergunta, o que não causará fadiga e nem demandará muito tempo – no máximo, 30 segundos. A simplicidade de aplicação e riqueza de resultados após a análise das respostas são os fatores que fazem o NPS ser a melhor metodologia de pesquisa de satisfação.

Vantagens da aplicação da pesquisa

Aplicar uma pesquisa de satisfação para os clientes traz uma série de vantagens. Além de informações estratégicas que podem ajudar nas tomadas de decisão, pesquisar a satisfação do cliente ainda demonstra o interesse em conhecer as preferências dos seus consumidores e vontade de melhorar constantemente seus serviços. Se os clientes permitirem, alguns dados pessoais também podem ser armazenados e utilizados para futuras promoções de agradecimento pela participação, lançamentos e outras intervenções comerciais.

As pesquisas de satisfação não devem ser utilizadas como práticas emergenciais, que tendem analisar um problema já existente. Elas devem ser aplicadas com frequência, e sobre as diversas temáticas da empresa, seja o atendimento, os produtos, os funcionários e infraestrutura oferecida.

Sabendo a importância da pesquisa de satisfação e seu funcionamento, um empresário pode buscar parceiros e ferramentas para executar sua pesquisa, como a Tracksale. É preciso lembrar que os meios de aplicação devem estar de acordo com o tipo de interação que os clientes têm preferência, como SMS, e-mails ou sites.

Buscar a fidelização dos clientes é essencial para a saúde da empresa, e a pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta. Por isto, conheça um modelo prático e eficiente que disponibilizamos para sua empresa e comece seu planejamento já!