Como a equipe de vendas pode melhorar a experiência do cliente

Como a equipe de vendas pode melhorar a experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é algo em que toda empresa deve investir e engajar a equipe para que se empenhem no mesmo. Porém, os funcionários precisam ser capacitados para conseguir oferecer o melhor atendimento e satisfazer os clientes em diversos aspectos.

Para garantir esse resultado é necessário não apenas vender em grande quantidade, mas ter atitudes que se diferenciam das concorrentes e resultem em consumidores satisfeitos.

Existem algumas dicas que podem ser utilizadas por empresas de diversos segmentos e que geram excelentes resultados. Confira:

1. Conheça o seu cliente

É preciso saber quem é, o que compra na sua empresa, quais são as preferências, os desejos, o que ele espera encontrar, idade, classe social e muitos outros aspectos. Fazer uma pesquisa de mercado pode ser uma boa maneira de conseguir as informações necessárias.

Quando se sabe quem é o consumidor, fica mais fácil oferecer o que ele deseja e da maneira que espera encontrar, fazendo com que a experiência de compra se torne satisfatória.

2. Se prometeu não deixe de cumprir

Seja por anunciar uma promoção ou informar um determinado prazo de entrega, o que foi prometido precisa ser cumprido. Se cria uma expectativa em cima do que foi ofertado e se isso não é cumprido ocorrerá uma reclamação do cliente, sem falar que a confiança será quebrada.

3. Ofereça um bom atendimento para melhorar a experiência do cliente

Um bom atendimento não é aquele que entrega o produto ou serviço que o cliente deseja, ele vai muito além. A qualidade deve ser prioridade nesse caso, sendo preciso que a empatia e vontade de atender estejam presentes no vendedor.

Quantas pessoas já não desistiram de uma compra por conta de um vendedor mal-humorado? Para que isso não aconteça a excelência no atendimento é prioridade, isso fará não apenas com que a compra ocorra, mas que esse cliente retorne.

4. Surpreenda o cliente

Vá além das expectativas dele e ofereça um algo a mais, isso pode ser uma entrega antes do prazo, um bônus, programa de fidelidade e outras ações que couberem ao negócio. Esse será um diferencial para se destacar no mercado e atrair mais a atenção dos consumidores.

Essa surpresa positiva pode ser facilmente percebida em pesquisas de NPS, indicando não apenas que o cliente está fidelizado como também que ele indica a empresa para outras pessoas.

5. Não deixe o relacionamento terminar com a compra

Mesmo com uma compra satisfatória a pessoa não pode ter os laços rompidos naquele momento, é preciso fidelizar o cliente. Dar continuidade ao relacionamento será de fundamental importância, mas isso não deve ser algo invasivo.

Questione ao cliente se pode enviar ofertas e novidades e de que forma ele prefere ter acesso às informações. Em datas comemorativas faça contato e sempre tenha à disposição um ou mais canais para que o cliente possa se comunicar.

Melhorar a experiência do cliente é fundamental para que a empresa consiga ter um bom crescimento e surpreender os cliente de forma positiva. Esse deve ser um ponto de atenção que precisa ser trabalhado frequentemente estando em frequente aperfeiçoamento.

Na sua empresa quais são as medidas adotadas para melhorar a experiência do cliente e conseguir melhores resultados? Compartilhe conosco.

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub