Como definir a cultura da sua empresa?

Como definir a cultura da sua empresa?

Conhecer bem a cultura da empresa pode ajudar de diversas formas, tanto para saber se está alinhado ao perfil de uma empresa na qual você está prestes a trabalhar, quanto para ajudar no desempenho da equipe que gerencia na organização que já trabalha. Porém, nem sempre os funcionários de uma empresa conhecem a estratégia da mesma.

Saber qual é a missão, a visão e os valores da empresa nem sempre é suficiente para compreender sua cultura. Muitas vezes alguns aspectos importantes são deixados de lado nessas declarações.

A cultura organizacional pode influenciar na satisfação dos colaboradores com o trabalho e no desempenho das equipes. Por isso, definir ou compreender melhor a cultura de sua empresa ajudará o desempenho de seu time. Confira neste artigo algumas dicas sobre como definir a cultura da sua empresa!

Liderança

Definir a cultura de uma empresa fica mais fácil ao observar quem são os líderes e gestores. Verifique se os líderes possuem salas individuais, se são acessíveis, qual a relação deles com seus chefes e subordinados. Tudo isso pode dar uma dica sobre a cultura organizacional, levando em conta também o mercado e a atuação da empresa.

Analise os comportamentos dos líderes, observando como eles tomam decisões. Conversar com colegas de trabalho também pode ajudar a identificar o que é mais valorizado na empresa, como por exemplo, se a preocupação é com resultados de curto, médio ou longo prazo.

Políticas da empresa

A cultura da empresa também se manifesta nas políticas e ações da organização. Em relatórios oficiais é sempre possível obter informações importantes a respeito dos valores da empresa. Com isso, você pode verificar se a organização se preocupa com sustentabilidade, tem comprometimento com sua responsabilidade social, entre outros aspectos.

Remuneração

Observar a maneira pela qual a empresa remunera seus funcionários também pode dar boas dicas sobre a cultura da organização. Se uma empresa oferece uma remuneração variável baseada no desempenho do funcionário, isso pode indicar que ela valoriza a meritocracia.

Já uma empresa que oferece oportunidades de crescimento na carreira e variação de cargos, demonstra uma cultura de valorização do colaborador.

Organograma

O organograma de uma empresa também pode demonstrar a cultura organizacional, revelando uma cultura mais centralizada ou não. Uma empresa com diversos níveis hierárquicos pode dar sinal de que é uma empresa centralizadora.

Já uma empresa que possui diversos cargos de liderança pode ser uma empresa que valoriza a posição de chefia. Portanto, é importante verificar a estrutura hierárquica da empresa para definir sua cultura.

Rotatividade

A rotatividade em uma empresa pode apresentar diferentes características em cada setor. Porém, uma organização com um alto índice de turnover pode indicar que os funcionários não estão engajados ou que a empresa não valoriza a retenção de talentos.

Veja as 6 perguntas essenciais em uma pesquisa de clima organizacional

Além disso, a rotatividade pode demonstrar problemas de incompatibilidade dos valores dos profissionais com a cultura da empresa. É importante ficar atento também a esse aspecto para compreender melhor ou definir a cultura organizacional.

Com essas dicas será possível definir a cultura de sua empresa, o que pode trazer diversas vantagens no gerenciamento das equipes e na contratação de novos funcionários.

Este artigo te ajudou? Assine nossa newsletter e receba novidades sobre o assunto diretamente na sua caixa de e-mail!