Certificações em Experiência do Cliente: conheça 10 opções para 2020

Certificações em Experiência do Cliente: conheça 10 opções para 2020

Com um mercado extremamente competitivo e em constante atualização, é preciso estar sempre em dia com o aprendizado — principalmente quando estamos falando de Experiência do Cliente, uma área que ainda não é explorada em seu potencial no Brasil. Tendo esse cenário em vista, separei para você 10 certificações em Experiência do Cliente imperdíveis para se especializar até 2020.

Elenquei cursos em português, em inglês, presenciais, online e de alto, médio e baixo custo. Existem opções disponíveis para todo mundo!

Quer saber mais? Confira a lista abaixo! 

Quais as certificações em Experiência do Cliente imperdíveis para 2020?

1. Branding and Customer Experience (IE Business School)

Online e em inglês, este é um curso com bastantes fundamentos e ideias criativas sobre o tema de Experiência do Cliente. O Branding and Customer Experience entrega alto valor sobre CX com vídeos de exemplos e entrevistas. Com duração prevista de 4 semanas e baixo custo, esta é uma grande oportunidade de evolução do seu conhecimento.

Saiba mais aqui

2. The Certified Customer Experience Professional (CCXP Certification)

Ainda com poucos profissionais certificados no Brasil, a CCXP Certification requer que o você já tenha uma experiência prévia comprovada para aplicação — e, por essas e outras, mostra um verdadeiro diferencial.

A prova é feita presencialmente nos Estados Unidos e em alguns locais homologados, sempre em inglês. São 6 as competências testadas:

  1. cultura centrada no cliente;
  2. voz do cliente, visão e entendimento do cliente;
  3. adoção organizacional e responsabilidade;
  4. estratégia de experiência do cliente;
  5. design, aprimoramento e inovação da experiência;
  6. métricas, medição e ROI.

Saiba mais aqui.

3. Behavioral Economics (Harvard Business School)

Tive a felicidade e o privilégio de participar do Behavioral Economics da HBS neste ano, e pude perceber como o comportamento humano fundamenta a Experiência do Cliente na arquitetura de escolhas, principalmente.

O curso permite mudar toda a visão de uma empresa para sempre. É de alto investimento, feito presencialmente e requer inglês avançado.

Saiba mais aqui

4. Service Design (Istituto Europeo di Design — IED)

O IED possui este curso com módulo internacional de Service Design. É bem completo e envolve 23 temas. É feito presencialmente em português, no Brasil, e possui previsão de 144 horas de duração no Brasil.

A edição de 2019 começou em 21/10 e vai até dezembro de 2020. Ou seja, ainda dá tempo de conseguir a certificação para o ano que vem. 

Saiba mais aqui

5. Disney’s Approach to Quality Service

Em 2017 estive no Disney Customer Experience Summit e pude conhecer os conteúdos do Disney Institute. Recomendo fortemente, principalmente porque alguns aprendizados me marcaram muito. 

A novidade da vez é o curso de qualidade do serviço da Disney. É um investimento mais dispendioso, mas entrega muito sobre pilares de qualidade e engajamento de equipes, além da cultura WOW. É feito presencialmente, em inglês, em Orlando (FL). 

Saiba mais aqui

6. Gestão 4.0 Customer Experience 

Nos dias 9 e 10 de novembro, terei a honra de ser um dos mentores do Gestão 4.0 Customer Experience, um fim de semana focado em Experiência do Cliente que contará com grandes profissionais do mercado. O curso, idealizado pela Smartalk, é presencial e acontecerá em São Paulo. 

Essa é uma ótima oportunidades para estar em imerso em temas como CX, posicionamento de marca e geração de valor e satisfação. Vamos te mostrar como as empresas estão dominando mercados ao colocarem o cliente como centro do planejamento estratégico

Saiba mais aqui.

7. Customer-Focused Innovation (Palo Alto, Stanford)

Este é um curso que se assemelha à estrutura do Behavioral Economics, que cito acima. Exige um alto investimento e ocorre presencialmente em Palo Alto (CA), onde se localiza a Stanford Graduate School of Business. A próxima edição está prevista para outubro de 2020 — então ainda dá tempo de se programar. 

O Customer-Focused Innovation promete unir a teoria à prática, focando na experiência proporcionada ao cliente com cases práticos e a disseminação dos aprendizados estabelecidos pelo feedback do consumidor em toda a empresa. Imperdível!

Saiba mais aqui

8. School of Wow (Zappos, Las Vegas)

Com próxima edição prevista para fevereiro de 2020, o curso idealizado pela Zappos é realizado presencialmente, em Las Vegas, e promete ser uma experiência completa: um dia inteiro para absorver aprendizados voltados para um atendimento focado no cliente. Tudo isso tendo como base o próprio cotidiano de trabalho da Zappos, na prática. 

Saiba mais aqui

9. Customer Analytics (Wharton School of the University of Pennsylvania)

A Wharton School of the University of Pennsylvania é uma escola superior de administração vinculada à Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Mas este curso, ainda que em inglês, é oferecido online pelo Coursera — plataforma que eu recomendo que você confira, sem dúvidas.

A oportunidade do Customer Analytics é aprender mais sobre o uso de dados na experiência do cliente, ou seja, entender mais sobre como a inteligência artificial é importante para o desenvolvimento de estratégias de experiência. 

São abordados assuntos como: dados para predição, dados para influência em decisões de compra, customer experience para marketing e gestão.

Saiba mais aqui

10. CX Day Metrics (Universidade Track)

A primeira edição do CX Day Metrics da Universidade Track se inicia em novembro de 2019, e promete. Abordaremos os temas de Cultura, Sucesso do Cliente, Atendimento ao Cliente e Gestão da Experiência do Cliente.

Ao longo de 10 horas de evento, você conhecerá de maneira teórica e prática relatórios, estatísticas, metas, analytics e mentorias que mostram como a Experiência do Cliente pode ajudar e revolucionar o seu negócio em poucos dias.

Explore e “hackeie” os principais pilares da Experiência do Cliente em favor da sua empresa e conheça os bastidores de um dos maiores eventos de CX do país.

O curso conta com a reunião do dream team da Track e é uma excelente oportunidade para quem busca certificações em Experiência do Cliente realmente relevantes para 2020. Inscreva-se aqui, hoje mesmo.

E aí, você já tem alguma das certificações em Experiência do Cliente citadas? Acha que alguma ficou de fora? Me conta nos comentários!