fbpx

Certificações em Customer Experience: os 9 melhores cursos para se tornar especialista

Certificações em Customer Experience: os 9 melhores cursos para se tornar especialista

Embora seja um assunto que está em alta hoje em dia, Experiência do Cliente não é um tema facilmente encontrado na grade curricular de uma graduação, por exemplo. Sabendo que isso é algo fundamental no mercado atual e que há a necessidade de ter a presença de pessoas especializadas no assunto dentro das empresas, foram desenvolvidas diversas certificações em Customer Experience.

Listo aqui algumas certificações internacionais e brasileiras que recomendo quando falamos em gestão da experiência do cliente, que envolve a seção de métricas (especialidade da Tracksale), sucesso do cliente, experiência do usuário (User Experience), Cultura Customer Centric, Jornada do Cliente/Paciente, Jornada do Colaborador e Gestão Operacional em CX. São elas:

01 – Certificações do Disney Institute

Algumas das melhores certificações que existem em CX são as do Disney Institute, que normalmente acontecem em Orlando ou na California nos EUA. São 4 certificações com os 4 Core Business da Disney quando se fala em CX, que são Excelência em Liderança, Engajamento de Equipes, Abordagem em Qualidade dos Serviços e Excelência em Negócios. Os custos não baratos, que normalmente começam com 1.500 dólares, além da viagem, com aéreo, hotel, etc.

Eu estive em 2017 no Disney Customer Experience Summit e lá pude participar de vários treinamentos e visitas técnicas focadas nestes 4 temas citados acima, por isso recomendo o Disney Institute, principalmente quando se fala em absorver e transmitir cultura, o que a Disney faz muito bem.

02 – Certificações CX Institute do Temkin Group

Em 2017, o Bruce, o fundador da Temkin Group, uma das empresas mais relevantes em CX, criou o CX Institute para oferecer cursos e certificações em CX. Eu obtive as 2 certificações disponíveis que é Customer Experience Foundations e Creating a Customer-Centric Culture, elas custam em torno de 220 dólares cada e são obtidas online.

Elas são bem básicas e de rápida duração. Se você deseja apenas iniciar no tema e fundamentar seu currículo, eu recomendo.

03 – Certificações de Net Promoter Score Básico e Avançado da Universidade Tracksale

Com mais de 1.500 alunos, que são profissionais das maiores companhias do Brasil, os cursos de NPS Básico e Avançado da Universidade Tracksale sempre estão sendo atualizados e em constante evolução, trazendo insights atualizados, estudos de mercado, cases de sucesso nacionais e mundiais, bem como benchmarking de score e processos. Os cursos são realizados em diversos formatos: online ao vivo, gravado e também presencialmente em algumas cidades. Eu tenho a felicidade de ser o responsável técnico por este conteúdo e procuro trazer sempre o melhor do mundo aos nossos alunos.

As próximas datas dos cursos ainda estão sendo definidas e em breve eles já estarão disponíveis para inscrição. Aproveite para assistir à aula gratuita “Introdução aos modelos de pesquisa e Net Promoter Score”, com nosso especialista em Net Promoter Score, Fábio Mansur. Para se inscrever, basta se cadastrar no formulário disponível na home do site da Universidade, logo abaixo dos cursos.

04 – Curso de Inovação da Experiência do Funcionário do EID Institute

A Cláudia Vale, fundadora do EID Institute, tem várias certificações em CX e é grande estudiosa do tema, uma das pioneiras no Brasil, a certificação de Employee Experience Innovation tem atraído diversas empresas de referência no tema, principalmente nos setores de gestão de pessoas.

05 – Curso de Mapeamento de Jornada do Cliente do EID Institute

Este curso do EID também é recomendado a todas as empresas que ainda não possuem sua jornada ou precisam melhorá-la. A Jornada é uma premissa para gestão da experiência do cliente, metrificação, etc, portanto é fundamental que haja compreensão detalhada deste assunto.

06 – Certificação UXPM Brasil por Mercedes Sanchez UX Research

A grande referência em curso User Experience e Product Management é o curso Mercedes Sanchez, muito demandado, com custo não tão baixo (algo em torno de R$ 2.000), ele tem âmbito internacional, sendo homologado pela rede de user experience: UXalliance. A matéria User Experience é um dos temas mais relevantes para uma ótima Customer Experience.

07 – Certificação em Customer Experience Operational do Medallia Institute

Recentemente obtive a certificação CEM Operational Level 1. Uma certificação bem completa e mais complexa. Totalmente em inglês e com uma prova de 30 perguntas ao final. Ela explora o lado da operação e Compliance na gestão da experiência do cliente. Ela está sendo oferecida gratuitamente.

08 – Certificação Customer Experience Professional da CXPA

A americana Customer Experience Professional Association possui uma das principais certificações em CX do mundo. Ela envolve todos os temas relevantes em CX, desde cultura até ROI (retorno de investimento). É uma grande referência atual para todos profissionais que trabalham na área.

09 – Certificações em Customer Success da CSU

A Gainsight criou a Customer Success University e oferece 3 certificações em CS, são a 101, 201 e 301. Elas são úteis, nos níveis básico, intermediário e avançado respectivamente, para equipes, principalmente de tecnologia, que precisam implementar um departamento de Sucesso do Cliente em sua empresa.

Em breve a Universidade Tracksale também terá um Curso de Sucesso do Cliente.

Enquanto você avalia qual das certificações tirar primeiro ou aguarda os novos cursos da Universidade Tracksale, inscreva-se para a aula gratuita “Introdução aos modelos de pesquisa e Net Promoter Score” da Universidade e comece seus estudos com o pé direito!

certificações em customer experience - satisfação de clientes - tracksale

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub