Avaliação de desempenho: conheça os 4 principais tipos

Avaliação de desempenho: conheça os 4 principais tipos

Informação é a base que sustenta uma boa gestão. Por isso, para garantir a eficiência dos processos e tomar decisões mais assertivas, um gestor precisa sempre utilizar boas ferramentas para monitorar a sua equipe. Uma dessas ferramentas é a avaliação de desempenho, uma métrica fundamental para a gestão de pessoas.

Nesse post, você vai saber um pouco mais sobre a sua importância e conhecer os principais tipos de avaliação de desempenho. Confira logo a seguir!

Por que fazer a avaliação de desempenho?

A partir da avaliação constante do desempenho dos colaboradores, é possível desenvolver ações para melhorar o entrosamento da equipe, a produtividade e a integração de todos os setores.

O assunto é tão importante que, hoje, existem uma série de tipos de avaliação de desempenho disponíveis, permitindo que o gestor consiga visualizar a sua empresa de diferentes ângulos e pontos de vista.

Essa visão global certamente pode ser um diferencial do seu negócio, uma vez que você poderá identificar aprimorar os seus pontos fracos e potencializar todas as suas forças.

Quais são os tipos de avaliação de desempenho?

Autoavaliação

Como será que os seus próprios colaboradores se avaliam? A resposta para essa pergunta pode ser a chave para a implementação de determinadas medidas na empresa. Por isso, uma das avaliações que podem ser utilizadas para colher dados é a autoavaliação.

Com as informações obtidas na autoavaliação, a gestão pode identificar a moral dos colaboradores, verificar se as avaliações pessoais condizem com os resultados da empresa, entender o que esperam para o futuro, entre muitas outras coisas.

Avaliação top-down

Esse tipo de avaliação é bastante tradicional, também conhecida como avaliação de cima para baixo. É a clássica avaliação de desempenho onde os gestores monitoram os resultados dos colaboradores.

Devemos chamar atenção para o fato de que, sozinha, a avaliação top-down pode não trazer as informações necessárias para a promoção de melhorias na empresa. Isso porque a avaliação parte do ponto de vista de uma ou duas pessoas, o que pode tornar os resultados muito parciais.

Avaliação 360 graus

Esse é um tipo de avaliação mais abrangente, pois cada colaborador é avaliado pela empresa como um todo. Ou seja, tanto os supervisores e coordenadores quanto o colega que senta logo ao lado terão a oportunidade de avaliar o desempenho do colaborador.

Dessa forma, a gestão tem uma visão mais completa sobre o resultado de determinado profissional.

Avaliação de desempenho por competências

Essa é uma técnica de avaliação que pode ser introduzida em todos os modelos apresentados anteriormente. Na avaliação de desempenho por competências, o objetivo é avaliar o colaborador sobre dois pontos de vista distintos: as competências comportamentais e as competências técnicas.

A primeira está intimamente ligada à atitude do colaborador, como comprometimento, trabalho em equipe, produtividade, entre outros aspectos. A segunda, por outro lado, está relacionada às capacitações técnicas, como a habilidade e conhecimento dos processos de trabalho em si.

E você, gestor, já usa algum desses métodos de avaliação de desempenho em sua empresa? Compartilhe suas experiências com a gente e aproveite para descobrir como um time de customes success pode fazer toda a diferença em sua empresa!