Atendimento diferenciado: como deixar o seu cliente satisfeito

Atendimento diferenciado: como deixar o seu cliente satisfeito

O sucesso de um negócio, seja qual for o ramo empresarial, passa pela conquista e hábito de se manter o cliente satisfeito. É criando uma expressiva carteira de clientes fiéis que o empreendedor conseguirá sustentar seu capital de giro com bons números, suficientes para manter sua empresa forte no mercado.

Diante da importância da satisfação do cliente, é preciso salientar que o foco do atendimento deve ser direcionado sempre para a prestação de um atendimento de excelência, capaz de cativar o cliente a ponto de fazê-lo retornar para futuras compras. Por isso, no artigo de hoje, trataremos de 5 dicas essenciais para que você consiga satisfazer seus clientes oferecendo um atendimento diferenciado. Continue a leitura e confira!

1. Atendimento Diferenciado: otimize seu atendimento

Valorize seu atendimento, procure se qualificar e faça o mesmo em relação a sua equipe de colaboradores. Certifique-se de que a equipe de atendimento detém todas as informações sobre os produtos e serviços que são comercializados. Uma boa técnica para ser utilizada no atendimento direto ao cliente é a comunicação S.C.O.T (segurança, clareza, objetividade e transparência).

A clareza e a objetividade é o que esclarece as dúvidas dos clientes sobre serviços, produtos, prazos de garantia e formas de pagamento. É recebendo dados precisos e coerentes que o cliente se sentirá mais convicto na hora de fechar um negócio.

Ser claro e transparente ainda terá como consequência um diálogo objetivo, sem rodeios, necessário para gerar segurança e confiança dos clientes quanto ao seu empreendimento.

2. Atendimento Diferenciado: dê voz ativa a seu cliente

O processo de venda deve ser apresentado ao consumidor como uma experiência agradável e única, em que ele tenha oportunidade de expressar o que procura em sua empresa. Após ouvi-lo, aponte as melhores opções para suprir a necessidade apresentada.

A tendência do cliente pressionado a adquirir um determinado item é a de se sentir desconfortável, motivo que pode levá-lo a procurar outra empresa que ofereça um relacionamento mais cortês e receptivo.

Leia também: 12 lições cafeinadas sobre Customer Service na Starbucks

3. Atendimento Diferenciado: ofereça produtos e serviços de qualidade

A satisfação do cliente depende totalmente da sua expectativa ser atendida ou superada quando fecha um determinado negócio. Portanto, oferecer um atendimento diferenciado aliado à produtos e serviços de qualidades é essencial para manter o cliente satisfeito.

Não é nada agradável para uma marca ser associada a produtos e serviços de baixa qualidade. Comercializar mercadorias e serviços que decepcionarão quem os adquiriu é a maneira mais eficaz de anular a fidelização de clientes, isso sem falar da má fama e propaganda negativa que será feita por consumidores insatisfeitos.

4. Atendimento Diferenciado: valorize o cliente fiel

Valorizar os clientes que sempre procuram por sua empresa é uma forma eficiente de cuidar do futuro do seu empreendimento, pois serão os clientes fiéis que manterão seus lucros mesmo em tempos de crise (nos quais há pouca captação de novos consumidores).

Sempre busque promover ações específicas para estreitar o relacionamento de fidelidade com seus clientes. Uma ferramenta interessante que pode ser implantada são os programas de fidelização, que ofertam brindes e descontos para os clientes mais assíduos.

5. Capriche no pós-atendimento

A busca da satisfação do cliente não termina quando o processo de venda é finalizado. O empresário que sabe fazer um pós-venda de sucesso consegue fechar o ciclo de venda com a fidelização de novos clientes.

É fundamental dar ao consumidor a mesma atenção dada no primeiro atendimento, respeitar prazos de garantia e troca. Não se esquivar de reclamações também é outro ponto relevante, já que a agilidade em solucionar problemas pode reatar a confiança de um cliente insatisfeito.

Lembrando que no pós-atendimento o empresário também pode medir o nível de experiência do consumidor. Uma breve pesquisa de satisfação, que use metodologia NPS, indicará pontos a serem melhorados, objetivando que os próximos atendimentos deixem seu cliente satisfeito.

Agora você já sabe como deixar o seu cliente satisfeito através de um atendimento diferenciado. Deixe seu comentário contando para a gente qual é a sua estratégia para satisfazer os clientes e compartilhe conosco sua experiência!

Conheça os nossos parceiros:

Conteúdo
de Áudio:

12Min
Vendas
de Cursos:

Hotmart
Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub