As maiores vantagens da retenção de clientes

As maiores vantagens da retenção de clientes

Trabalhar com a retenção de clientes sempre foi um dos objetivos das empresas. Mesmo sabendo de todos os benefícios que isso pode trazer — que não são poucos — algumas companhias não conseguem colocar em prática ações em prol dessa fidelização. Os motivos vão desde a falta de estrutura para conseguir a fidelidade até a não valorização de se manter os consumidores por um longo prazo.

Uma vez que se incentive a equipe a trabalhar nesse sentido, as vantagens podem ser inúmeras, impactando diversas áreas da empresa, como financeiro, marketing, entre outras. Para compreender tudo o que o cliente pode trazer de positivo quando permanece com a empresa, acompanhe as 5 maiores vantagens da retenção de clientes.

1. Garantia de uma boa propaganda

Quando os clientes estão satisfeitos com a marca, fazem a propaganda boca a boca, sendo essa bastante eficaz para atrair novos consumidores. Afinal, uma vez fidelizados, passam a ser promotores de sua empresa. Isso ocorre porque eles ajudam a transmitir uma imagem positiva sobre a corporação com base em situações que puderam vivenciar.

2. Menos custos na retenção de clientes

Segundo Philip Kotler, conquistar um novo consumidor pode custar até 5 a 7 vezes mais caro do que manter um que já é cliente. Isso porque o investimento em divulgação da marca, produtos e outros faz com que o custo de marketing seja elevado.

Para um consumidor que já está acostumado com a marca não será necessário demonstrar tudo o que se tem uma novamente. Outro ponto é que consumidores fiéis são responsáveis por 65% das vendas realizadas, ou seja, a maior parte delas.

3. Otimização no trabalho de vendas

Clientes retidos tendem a comprar mais rapidamente. Isso faz com que os vendedores não percam tanto tempo tentando convencer um novo consumidor sobre um produto, tornando o trabalho do setor de vendas muito mais assertivo e produtivo. Com isso, as comissões tendem a ser maiores, o que também retém os funcionários, que acabam ficando mais motivados.

Nesse caso, em vez de investir na contratação de novos colaboradores devido à alta rotatividade, pode-se pensar no aprimoramento profissional, resultando em maiores lucros e profissionais mais bem preparados.

4. Melhorias feitas com a contribuição do cliente

Quando se trabalha a retenção de clientes, esses acabam se tornando fiéis à empresa e querem sempre que ela esteja melhor para atendê-los bem. Por isso, contribuem com sugestões que agradarão não apenas a eles, mas a outros consumidores.

A fim de que as sugestões cheguem às áreas responsáveis, é imprescindível manter um ou mais canais de comunicação de fácil acesso e analisar todas as sugestões dadas.

5. Adesão de clientes fidelizados a novos produtos

Se o cliente está acostumado a comprar de uma determinada empresa, ele não vai querer trocá-la e, em geral, quanto mais produtos conseguir comprar no mesmo lugar de confiança, melhor. Ele estará disposto a adquirir e utilizar o que for lançado com muito mais facilidade do que alguém que desconhece a marca. Inclusive, pode-se pensar em novos produtos e ampliação do segmento de atuação baseando-se na opinião dos clientes, o que dará uma ótima visão sobre o que será bem-aceito.

A retenção de clientes trará diversos benefícios para a empresa. Ainda que seja preciso ficar atento ao tipo de cliente em que se deve investir — pois alguns podem não proporcionar o retorno esperado —, no geral, os pontos positivos superam os negativos. O fato é que, após essa breve lista de vantagens, é possível perceber que a fidelização do consumidor sempre traz ótimos frutos.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e garantir que mais pessoas possam se manter informadas sobre as vantagens da retenção de clientes!

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub