5 ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

5 ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

Texto produzido por Raphael Pires, chief editor na iClips, a solução all-in-one para gestão de agências.

Tão importante quanto cuidar da satisfação e bem-estar do cliente externo é voltar a atenção para dentro da empresa e observar como se sentem aqueles que todos os dias se dedicam e contribuem para alcançar bons resultados — os colaboradores.

As ações de endomarketing se concentram em promover melhorias internas e estimular nos times uma conexão instantânea com os valores da empresa para aumentar os níveis de engajamento e produtividade.

O objetivo deste post é conceituar o endomarketing, mostrar como ele pode ser um instrumento importante para garantir a satisfação dos colaboradores e apresentar 5 ações para colocar em prática. Se você deseja diminuir sua taxa de turnover, trate de encantá-los!

Endomarketing: os colaboradores no topo da estratégia

Se o marketing tem como principal função atrair e reter visitantes para que se tornem clientes fidelizados, o endomarketing, por sua vez, cuida de todos os profissionais envolvidos nesse processo, essencialmente, de dentro para fora.

É fundamental que as equipes estejam em total sintonia com o negócio e se sintam motivadas a desenvolver habilidades e competências para oferecer um trabalho diferenciado, capaz de gerar bons resultados.

Não adianta ter um negócio com produtos e serviços de alta qualidade se os colaboradores não estiverem dispostos e unidos em prol do mesmo objetivo — o relacionamento saudável entre colegas e gestores cria uma atmosfera de confiança e respeito.

O endomarketing reúne um conjunto de estratégias específicas e voltadas para atender às necessidades e expectativas do público interno e assim formar um grupo forte e feliz, que vibra diante das vitórias e se apoia em situações adversas.

A importância de garantir a satisfação do público interno

O colaborador que se sente satisfeito e realizado dentro da empresa dificilmente voltará os olhos para as oportunidades do mercado. Seu maior comprometimento será em melhorar o desempenho e se tornar o principal aliado do negócio.

Com isso, as ações de endomarketing, planejadas de acordo com o perfil e com as características da empresa e dos colaboradores, vão garantir maior nível de satisfação do público interno — eles adotam uma atitude de dono e se tornam defensores naturais da marca.

É preciso lembrar que o funcionário da sua empresa é também um consumidor e deve ter uma voz ativa sobre a eficiência e potencialidade do negócio. Para vender uma ideia, uma imagem, um produto ou um pacote de serviços é primordial que, antes, o público interno acredite em sua efetividade.

5 ações para colocar o endomarketing em prática

De modo geral, as empresas têm um ritmo de trabalho pré definido e imposto pelas características formais de um negócio. Aos empreendedores e gestores cabe a responsabilidade sobre a gestão e adequação dos recursos financeiros e humanos para que tudo ocorra conforme o planejado.

Por mais promissor que seja um negócio, sem a atuação dedicada dos colaboradores, será mais difícil se destacar no mercado e sustentar o bom ritmo de crescimento e alcançar a tão sonhada vantagem competitiva.

As pessoas são diferentes e se comportam de maneiras distintas diante de metas e desafios. Envolvê-las e deixar claro o quanto são importantes dentro dos planos da organização fortalece os laços e funciona como um estímulo, um plus motivacional.

Para que você entenda os efeitos práticos do endomarketing aplicado ao trabalho e ao comportamento dos colaboradores, trouxemos 5 ações para desenvolver na sua empresa — estratégias que vão aumentar a autonomia no trabalho da equipe e contar com profissionais cada vez mais satisfeitos!

1. Invista em cursos e treinamentos

Investir em cursos e treinamentos é dizer aos colaboradores o quanto a empresa se importa com seu desenvolvimento pessoal, profissional, intelectual e emocional. Promover treinamentos, além de aprimorar as habilidades, possibilita uma proximidade e integração entre os colaboradores que talvez não aconteça no dia a dia.

Muitos cursos e treinamentos servem para lapidar o modo de trabalho e padronizar determinadas atividades. Com isso, a participação dos colaboradores faz com que eles se sintam valorizados e desenvolvam soft skills mais alinhados à filosofia da empresa.

2. Melhore a sua comunicação interna

Sabemos o quanto a comunicação pode ser eficiente ou deficiente, se não utilizada de forma adequada dentro de uma empresa. A transmissão de uma informação ou orientação deve ser clara e objetiva para evitar ruídos e mal entendimentos que afetem o bem-estar de todos.

Utilize canais próprios de comunicação corporativa — murais, e-mails, relatórios abertos e redes sociais da empresa — para falar direto aos colaboradores de uma maneira uniforme e livre de interpretações equivocadas.

Uma das dicas mais valiosas é que o diálogo entre empresa e colaboradores deve ser pautado no direito de se expressar, sobretudo, quando a equipe de um projeto apresentar feedbacks sobre os resultados — ouça com atenção, pois dali podem nascer as melhores ideias.

3. Defina um plano de carreira

Vislumbrar oportunidades de crescimento dentro da própria organização faz com que os colaboradores se preocupem em entregar trabalhos bem executados, pois eles sabem que o bom desempenho pode render uma promoção no futuro.

Elabore e divulgue o plano de carreira, destacando que é possível progredir sem precisar sair da empresa. Mas não deixe de enfatizar que o constante aprendizado e desenvolvimento de competências atende às exigências de alguns cargos e funções.

4. Implemente a política de benefícios

Muitos benefícios são fáceis de implementar — trabalho home office, premiações por cumprimento de metas, folgas no dia do aniversário, flexibilidade de horário — principalmente em empresas onde os colaboradores usam a criatividade para desenvolver suas atividades.

5. Promova um ambiente inspirador

Você sabia que grande parte dos profissionais da atualidade está em busca de bem-estar e qualidade de vida muito mais do que um bom salário? Colaboradores felizes e produtivos são aqueles que acreditam na empresa, quando sabem que representam os pilares mais importantes do negócio.

Contudo, uma das estratégias essenciais para atrair e reter tantos talentos e mentes brilhantes é montar um ambiente inspirador e especial, para que os colaboradores se identifiquem e criem laços afetivos, difíceis de serem rompidos.

As ações de endomarketing podem ser aplicadas em conjunto ou separadas, desde que, em cada intervenção, sejam acompanhadas e mensuradas para identificar aquelas que mais evidenciam a importância dos colaboradores e fazem com que eles se sintam, verdadeiramente, valorizados.

Uma ótima métrica para validar como anda o clima organizacional da sua empresa é o e-NPS, ou Employee Net Promoter Score. Esta pesquisa consta de apenas uma pequena e profunda pergunta: “o quanto você recomendaria a empresa como um bom local para se trabalhar?”. Geralmente usada para medir a satisfação de clientes, pode ser usada também para mensurar o contentamento dos seus colaboradores em relação ao negócio.

Curtiu o post? Deixe aqui, então, o seu comentário sobre a efetividade das ações de endomarketing dentro da empresa e todos os benefícios de ter colaboradores mais engajados e produtivos. Queremos saber a sua opinião sobre o assunto!