8 segredos para turbinar a experiência do cliente na web

8 segredos para turbinar a experiência do cliente na web

A experiência do cliente ao entrar em contato com sua empresa, marca, produto ou serviço é um dos momentos mais importantes de seu relacionamento com ele.

Os pontos de contato com o cliente, em qualquer ocasião que ocorram, são classificados por alguns como “Golden Moments”, pois é nessas horas que ele poderá julgar sua empresa e construirá uma opinião sobre ela e seus serviços ou produtos.

Seja no ponto de venda, em um anúncio, em uma notícia veiculada na TV ou em mídias sociais e, como tem se destacado muito ultimamente, em seu site ou blog, a experiência do cliente deve ser fluída, agradável, divertida, intuitiva e proporcionar a ele a resposta para o que procura, o benefício que quer encontrar para tornar sua vida mais agradável.

Tenha em mente que todos os seus esforços de planejamento, investimento, produção, compras, marketing, treinamento e tudo mais vão ser levados a prova neste tão valorizado momento de ouro: quando seu cliente experimenta o contato direto com a empresa! Tudo tem que dar certo e a experiência do usuário deve ser a melhor possível. 

Hoje em dia, existem especialistas em desenvolver para seu site, blog, e-commerce, apps e outras interfaces digitais as melhores experiências para os clientes. São os chamados especialista em UX, ou seja: User Experience.

Estes profissionais vão muito além de criar um belo design e comunicação visual, buscam otimizar a experiência do cliente para que ele se identifique com sua marca, use adequadamente a interface virtual em que está navegando e, de preferência, melhore a conversão de sua página.

Para ajudar você a proporcionar a melhor experiência para os clientes, separamos uma lista de dicas que podem trazer mais usabilidade e agregar valores significativos, tais como praticidade, utilidade e facilidade aos seus pontos de contato na internet.

8 dicas para melhorar a experiência do cliente na web

1 – Tudo tem que ser responsivo

Esta é a dica inicial e mais básica: seu site ou qualquer outra interface na web deve ser capaz de abrir em todos os tipos de dispositivos, sejam eles desktops, laptops, tablets ou smartphones.

2 – Torne a experiência do cliente mais social

Proporcione links para as redes sociais de uma forma abrangente (mas não cansativa), permitindo não só que a experiência do usuário possa ser compartilhada com seus amigos, mas para que ele sinta que aquele lugar é “bem frequentado”.

3 – Fuja da barra de scroll

É claro que em muitos momentos ela será necessária, mas quanto menos for usada melhor será a experiência do cliente.

4 – Não tenha medo dos espaços em branco

Algumas pessoas acreditam que suas páginas devem estar totalmente tomadas de informações e imagens, o que só traz confusão e caos… Espaços em branco ajudam a organizar o pensamento e são excelentes para dar leitura aos textos e destacar as imagens.

5 – Acredite: você precisa destacar os hyperlinks…

É normal acreditar que todo mundo sabe identificar um hyperlink meramente bastando diferenciá-lo de alguma forma. Ok, isso pode funcionar, mas hyperlinks em azul e sublinhados são os que mais convertem. Você não precisa ser radical sobre isso, mas é bom ter este fato em mente.

6 – Banco de imagens: use com moderação

É claro que por questões de custo o uso de bancos de imagens é uma alternativa altamente usada. Mas lembre-se: quanto mais personalizada for sua foto, melhor será a experiência para os clientes, aumentando a conversão.

7 – Use todas as suas balas!

Trocadilhos à parte, bullets (ou bullet points, se preferir) são uma maneira excelente de fazer o cliente entender rapidamente quais as informações disponíveis e se são de seu interesse, de uma forma organizada, bonita e rápida. Capriche em ícones para descrever cada bullet e a experiência dos visitantes será ainda melhor!

8 – Faça testes e monitoramentos

Ferramentas de monitoramento e análises vão te ajudar a ver o que está funcionando e onde as pessoas estão tendo dificuldades em interagir. Em seguida, providencie as devidas melhorias na experiência dos clientes.

Estas foram apenas algumas dicas de como melhorar o que o cliente experimenta ao visitar sua página e outros materiais na internet. O importante é que ele se sinta confortável durante essa interação e encontre valor no conteúdo apresentado e nos momentos que passou por lá!

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo criar logotipos online. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvem o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciam todo o processo para você!