7 motivos para não desistir quando seu NPS é baixo

7 motivos para não desistir quando seu NPS é baixo

Receber críticas negativas nunca é algo fácil. Mesmo quando a crítica é desejada, como no caso do Net Promoter Score, ainda assim pode ser bastante doloroso para um profissional perceber que todo o planejamento e ação estão gerando mais insatisfação do que contentamento. Entenda 7 motivos para você não desistir de seu projeto NPS caso se sinta pessoalmente magoado.

1 – É só o começo de um grande projeto

As empresas que são tidas como referência, que têm grande sucesso na aplicação do Net Promoter Score, não atingiram este status da noite para o dia. São muitos erros e acertos que ao longo do tempo são corrigidos para criar uma experiência genuinamente agradável para os clientes. Por mais que você e sua empresa tenham se preocupado em criar uma boa experiência para os consumidores, a verdade é que, por algum motivo, algo pode ter dado errado.

Encare esse NPS baixo como o começo de um processo de transformação da sua empresa para uma empresa centrada no consumidor. Tornar isso uma realidade é algo que demandará investimentos em muitas áreas de sua empresa mas que com toda certeza, garantirão um diferencial competitivo em curto, longo prazo e talvez até a própria sobrevivência do seu empreendimento.

2 – Consultoria? Está na sua frente

Sua empresa poderia estar pagando por uma consultoria caríssima para entender por qual motivos seus clientes não compram de forma recorrente ou por que existem tantas devoluções de produtos em sua empresa. A verdade é que tudo isso pode ser mensurado e detectado com uma simples pesquisa NPS. É claro que se junto a isso for somado um trabalho consultivo, como a própria Tracksale oferece, os resultados serão ainda mais rápidos.

3 – É possível melhorar rapidamente

Diversas empresas, quando começam a aplicar o NPS com a Tracksale, conseguem melhorar rapidamente seu score (e naturalmente a experiência do consumidor), justamente por seguirem boas práticas de aplicação sugeridas por nós. Como listamos neste post, são vários motivos para seu projeto de NPS fracassar, porém, com certeza, com um pouco mais de estudo sobre a realidade de sua empresa e a metodologia, uma melhora rápida é perfeitamente possível.

4 – Você está munido de uma super ferramenta

A Tracksale não é apenas uma ferramenta de gestão da experiência do consumidor. É também a reunião de conhecimentos, algo que se iniciou antes da fundação da empresa em 2012. Pode ter certeza que você estará utilizando algo sólido e confiável.

Caso não esteja utilizando a Tracksale, pessoalmente recomendo que comece clicando aqui.

5 – Os retornos financeiros virão

Ok, se sua empresa se importa apenas com o retorno financeiro, não há problema algum quanto a isso. O NPS está correlacionado com o desenvolvimento financeiro das empresas, isso é algo que abordamos neste post e que é constantemente falado no livro A Pergunta Definitiva 2.0. Se seu problema é gastar com uma ferramenta “sem que isso traga algum benefício financeiro”, usar a Tracksale não será problema para você!

6 – Garanta um diferencial competitivo

Apesar de estar em alta e de cada vez mais empresas estarem aplicando o NPS, ainda é um diferencial competitivo buscar entender o que se passa durante a jornada do seu cliente.

Como consumidor, você mesmo deve saber que as empresas brasileiras, em geral, entregam uma má experiência ao consumidor. Por que então você deixará sua empresa ficar no mesmo patamar que as demais?

Procura por Net Promoter Score no Google Trends
Procura por Net Promoter Score no Google Trends

7 –  As críticas são apenas detalhes

Como todo detalhe, rapidamente nos acostumamos a eles. Para que isso aconteça de forma mais rápida, é importante deixar o ego e orgulho de lado. Com o tempo, começamos a enxergar os feedbacks como dados que usamos para direcionar nossa empresa para o caminho certo, ao invés de atribuirmos uma carga emocional aos mesmos.

Se não lhe dei motivos suficientes para lhe “convencer” de continuar aplicando o NPS quando seu NPS é baixo, dê uma lida nos cases que apresentamos e nas mudanças que a Tracksale tem feito no dia a dia de várias empresas e seus respectivos clientes.

Net Promoter, Net Promoter Score and NPS are registered trademarks of Fred Reichheld, Satmetrix Systems, Inc., and Bain & Company, Inc.