57% dos consumidores do Reclame Aqui não utilizaram o SAC das empresas. Foram Diretos.

57% dos consumidores do Reclame Aqui não utilizaram o SAC das empresas. Foram Diretos.

Imagine que mais da metade (57%) das reclamações feitas por consumidores que estão no Reclame Aqui NÃO passaram pelo SAC da empresa reclamada.

O grande problema visualizado pelo Maurício Vargas, fundador da ferramenta que possui mais de 6 milhões de consumidores cadastrados, é a forma que a estrutura do SAC é feita, não é prático, fácil de usar, com baixa usabilidade. Com tantos obstáculos, o cliente acaba indo no Reclame Aqui pois em alguns segundos a reclamação dele está no ar.

Ele cita alguns casos, veja:

  • O Boticário: 90% dos clientes foram direto no Reclame Aqui
  • Unilever: 60% dos clientes foram direto no Reclame Aqui
  • Fast Shop: 62% dos clientes foram direto no Reclame Aqui

Ele ainda cita que:

  • 22% tentaram falar via SAC e não tiveram sucesso;
  • 17% dos consumidores não acharam no site da empresa o canal de contato.

Na nossa visão, a falta de pró-atividade das empresas é a grande causa desta alta taxa. A empresa tem o dever de “atacar” todos os clientes logo após o recebimento do produto, jamais deve esperar o cliente vir até a empresa, a empresa deve ir ao cliente. Uma forma simplificada é fazer a pós-venda online usando a Tracksale, que ajuda empresas a identificar clientes insatisfeitos e satisfeitos, e ainda, a vender mais, uma vez que disponibiliza um cupom de desconto na próxima compra em troca do feedback do cliente. Conheça: //tracksale.co/

Estes dados foram publicados no Fórum E-commerce Brasil, veja o Painel sobre Pós-Venda abaixo.