5 motivos para usar avaliações de desempenho na sua empresa

5 motivos para usar avaliações de desempenho na sua empresa

5-motivos-para-usar-avaliacoes-de-desempenho-na-sua-empresa14413A avaliação de desempenho consiste em um conjunto de ferramentas gerenciais usadas periodicamente para diagnosticar a performance dos colaboradores em uma empresa. Essas ferramentas são baseadas nos objetivos e metas de negócio definidos ainda no planejamento de um projeto ou estratégia.

A função desses indicadores é comparar o desempenho momentâneo de um funcionário de acordo com as expectativas traçadas pela organização. Sendo assim, entende-se que a avaliação de desempenho busca mensurar os resultados de uma estratégia a partir da perspectiva dos colaboradores, analisando a entrega e o papel de cada um dentro de um projeto.

É esse detalhe que faz com que essa ferramenta seja importante tanto para a empresa quanto para os funcionários. Neste artigo, você conhecerá os 5 principais benefícios e motivos para aplicar as avaliações de desempenho na sua empresa. Acompanhe!

1. Aumentam a produtividade

Quando os funcionários sabem que estão sendo avaliados e têm funções, objetivos e metas bem definidos, a tendência é que eles executem suas tarefas com mais eficiência. Soma-se a isso a percepção dos colaboradores de terem seu trabalho acompanhado de perto por seus líderes.

Outro detalhe a ser ressaltado é que, em uma avaliação de performance, normalmente se usam indicadores ou métricas que servem para quantificar o desempenho dos colaboradores. Eles, por sua vez, veem nesses números referências para entregar os resultados esperados pela organização.

2. Otimizam estratégias

Como a avaliação é uma ferramenta de diagnóstico, é natural que ela aponte pontos fortes e fracos na execução de um projeto. Isso contribui diretamente para a revisão de processos, a exploração de acertos e a exclusão de ações ineficientes.

Por isso a importância de realizar essas avaliações com mais frequência a fim de aproveitar as oportunidades e eliminar as ameaças em relação à performance dos funcionários. Por exemplo: somente com uma mensuração periódica a gerência pode identificar situações como colaboradores pouco produtivos, inadaptados com as tarefas delegadas, problemas estruturais e tecnológicos etc.

A ideia, ao final, é reduzir ou descartar os impactos dessas deficiências que possam atrapalhar o bom funcionamento da empresa.

3. Minimizam erros de avaliação

Com essas medições os gestores têm mais facilidade para mensurar individualmente o desempenho dos seus funcionários e, assim, passam a ter mais condições de trabalhar o lado motivacional de cada um. Uma ferramenta de avaliação interessante de se aplicar nessas condições é o eNPS (Net Promoter Score para funcionários).

Nesse processo, novos talentos podem ser identificados, bem como oportunidades para oferecer bonificações, premiações, aumentos e promoções para os funcionários com melhores performances. A avaliação de desempenho favorece um ambiente de meritocracia e um colaborador tem mais garantias de reconhecimento do seu trabalho.

4. Permitem tomadas de decisão mais seguras

Os avaliadores também se beneficiam, especialmente por terem mais informações estratégicas sobre suas equipes. Essas informações podem ser traduzidas em embasamento para tomar decisões acertadas sobre a manutenção e otimização de processos, métodos de relacionamento, cronogramas, treinamentos, investimentos e outras demandas gerenciais.

Mais do que apenas medição de desempenho, Indiretamente, essa ferramenta também contribui para aprimorar o relacionamento entre diferentes níveis hierárquicos em uma organização.

5. Melhoram a comunicação interna

Esse benefício complementa o anterior, pois o fluxo de informações corre mais rápido dentro da empresa. Como as ferramentas de avaliação ajudam a diminuir a distância entre funcionário e gestor, cada colaborador passa a ter mais liberdade para se comunicar diretamente com seus líderes e, assim, reportar informações que os números não são capazes de mostrar.

Quando os dados e informações levantados em um processo de avaliação são bem usados por gestores e colaboradores, os resultados não são vistos apenas internamente. Quem sente o maior impacto são os consumidores, que passam a ter uma experiência de relacionamento e compra mais satisfatório com a empresa.

Assim como a avaliação de desempenho pode melhorar a estrutura da empresa a partir da medição do trabalho dos funcionários, os feedbacks dos clientes são tão importantes quanto para contribuir esse aprimoramento. Para saber mais, confira este artigo que preparamos sobre o assunto.