5 ferramentas de atendimento ao cliente que irão ajudá-lo

5 ferramentas de atendimento ao cliente que irão ajudá-lo

A qualidade do atendimento é um fator fundamental para poder conquistar e fidelizar clientes para sua empresa. Por esse motivo, adotar boas ferramentas de atendimento ao cliente pode ser uma estratégia essencial para você aumentar as vendas e o valor da empresa.

Além disso, prestar um bom atendimento é capaz de gerar novas oportunidades de negócios. Afinal, saber ouvir os seus consumidores e criar métodos ideais de atendimento melhora a qualidade de sua empresa — e ainda gera uma boa imagem. Então, conheça agora algumas dessas ferramentas e otimize o seu atendimento ao cliente.

Utilize o chat atender

Essa ferramenta traz novas possibilidades e formas de atender o seu consumidor. Com a internet, o atendimento por chat teve um grande crescimento e ótima aceitação pelo público, e isso acontece porque o chat traz contato de forma rápida e prática.

Portanto, descarte as opções longas e demoradas; o consumidor não espera passar horas em uma fila ou ao telefone para ser atendido. E vale a pena ter uma equipe treinada e de prontidão para usar o chat apropriadamente com sua clientela.

Use softwares de gerenciamento de dados

Saber gerenciar os dados dos seus clientes também é fundamental, pois ajuda a formar um histórico de cada cliente e esboços de perfil, facilitando que o atendimento seja personalizado para cada um.

Um software de gerenciamento permite acessar todas as informações de um cliente, além dos dados sobre suas últimas compras e até mesmo seus interesses gerais e específicos. Deve-se armazenar todos esses dados em segurança e utilizá-los a fim de criar um bom atendimento, e também verificar possíveis erros e os acertos de sua empresa com os consumidores.

Aperfeiçoe o seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

Esse tipo de estratégia tem como foco o próprio cliente, o que significa que todas as ações devem suprir suas necessidades. Logo, os produtos e os serviços devem ser feitos de acordo com o que o cliente quer, e não impondo um tipo de produto ou serviço para ele.

Então, para que essa gestão seja melhorada é conveniente saber quem é o seu cliente e o que ele demanda ou quer. Para isso, as táticas que o CRM engloba são canais de comunicação, controle de caixa, gestão de estoque, entre outros indicadores que possam definir o perfil de consumo de seu público.

Utilize o e-mail

O e-mail é uma excelente fonte de conteúdo e também de aprimoramento para instituir um ótimo atendimento oferecido aos seus clientes. E a mala-direta é uma forma de atingir o seu público com o marketing direto — afinal, todo o conteúdo da mensagem será personalizado de acordo com o histórico já armazenado de cada cliente, o que possibilita boas chances de conversões.

Uma dica é utilizar o e-mail mesmo como um canal de comunicação, pois muitos clientes preferem enviar uma mensagem a ligar, ou ainda se dirigir até a loja para sanar suas dúvidas, deixar suas reclamações ou elogios.

Faça uma pesquisa para analisar os resultados

A última ferramenta que vamos destacar aqui envolve o resultado de todas as outras: para otimizar o seu atendimento, é preciso saber se seus esforços estão ou não oferecendo retorno. E, para isso, a análise de resultados é fundamental, já que é preciso medir o desempenho por meio de indicadores.

Esses indicadores podem demonstrar o grau de satisfação de cada cliente, o que indicará se seus esforços estão sendo bem recebidos ou se ainda são necessárias mudanças em suas estratégias.

Por esse motivo, a pesquisa de satisfação é uma forma de colher os dados e analisar os resultados de seus esforços. Ela pode ser feita com a ajuda do e-mail, sites, SMS e outras técnicas, de acordo com o seu tipo de produto e de público. Uma dica é procurar uma plataforma própria para realizar essas pesquisas, como é o caso da Tracksale.

Colocando essas cinco ferramentas em prática, você será capaz de melhorar o atendimento ao cliente, o que com certeza irá colaborar para um aumento real de suas vendas e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa.

Gostou do post? Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar essas ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários.

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub