5 dicas para uma experiência do consumidor campeã

5 dicas para uma experiência do consumidor campeã

Oferecer boas experiências está entre as melhores formas de conquistar seus clientes e atingir um crescimento contínuo na sua empresa. O processo de compra começa antes mesmo que alguém entre no seu estabelecimento em busca de algum produto ou serviço e cada passo que separa o consumidor de seu objetivo deve ser uma experiência à parte. Portanto, lembre-se: o todo é maior do que a soma das partes, e vale investir em qualidade ao longo de todo esse processo.

Acompanhe com a gente 5 dicas incríveis capazes de transformar a experiência do consumidor em uma interação de alto valor!

Fique sempre em contato

É muito eficiente entrar em contato com seus clientes pelas redes sociais ou e-mail e, além do mais, essas ferramentas economizam muito tempo e permitem métricas precisas de engajamento. Mas cuidado para não perder o contato pessoal! Dependendo do tipo de seu negócio, relações baseadas em meios digitais podem não ser suficientes para fidelizar clientes no longo prazo. Algumas vezes, um aperto de mãos pode valer mais do que uma curtida!

Seja no meio digital ou físico, oferecer um atendimento personalizado é sempre a melhor saída. Pessoas gostam de sentir que estão lidando com outras pessoas, e não com corporações, e isso é uma grande oportunidade de se criar uma relação de confiança duradoura.

Tenha empatia pelas questões do cliente

Empatia pode ser definida como uma resposta afetiva em relação a outra pessoa, e não a si mesmo. É a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seu problema. Muitas pessoas são naturalmente empáticas, mas também é possível desenvolver essa característica tão importante. Quando o colaborador responsável pelo atendimento consegue se colocar no lugar do cliente e entendê-lo, uma boa relação se estabelece dos dois lados e os produtos e serviços ficam ainda mais sob medida.

Resolva atritos da melhor forma possível

Ao lidar com reclamações, leve em conta que seu consumidor pode estar passando por inúmeras situações de tensão em outras áreas de sua vida. Essas dificuldades podem influir no humor do seu cliente, mas o humor da sua empresa não pode passar por flutuações. Se o erro foi da empresa, assuma. Se o erro foi do consumidor, espere que ele se dê conta, mas tome o controle da situação e procure fazer com que seu cliente se sinta bem. Se ele tiver uma boa experiência com sua empresa em um momento de tensão, pode ter certeza que não vai se esquecer disso.

Mantenha a experiência do consumidor consistente

Os clientes costumam manter contato com diferentes setores da empresa e diferentes colaboradores. Primeiro o atendente, depois o caixa, posteriormente um telefonema ou e-mail e por aí vai, até que o ciclo começa outra vez. Cada elo desta corrente precisa entregar o mesmo padrão de qualidade, pois basta uma má experiência para contaminar todo o processo!

Ofereça produtos e serviços diferenciados

Commodities são produtos homogêneos, que podem ficar estocados por longo período sem perda sensível de qualidade. Em determinada faixa de preço, todos parecem iguais, mudando apenas o rótulo. Para se destacar e evitar essa impressão de “mais do mesmo”, é preciso saber exatamente o que o seu cliente quer e se esforçar para entregar mais do que a concorrência.

Sabemos que os resultados positivos são possíveis graças à satisfação dos clientes e acompanhar o grau de satisfação é essencial para o sucesso de qualquer organização. Empresas como Fiat, Casas Bahia, Allianz e Jeep acompanham a satisfação de seus clientes através do monitoramento de NPS da Tracksale. Agradeça o consumidor pela lealdade, ofereça descontos, brindes, e faça com que ele entenda a importância que tem.

Agora que você já sabe que oferecer uma boa experiência é garantia de sucesso, aproveite e aprenda 4 formas de aprimorar a experiência do consumidor!