5 dicas fantásticas para fidelizar clientes

5 dicas fantásticas para fidelizar clientes

Todo empresário ou gestor conhece muito bem qual é a importância de conseguir um novo cliente para a empresa, pois é através da aquisição de novos clientes é que a empresa cresce. O que muita gente acaba esquecendo é que manter um cliente sai mais barato do que conseguir um novo e, não conseguindo manter a base atual de clientes, é quase impossível de fazer a empresa crescer.

No post de hoje vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a fidelizar clientes e fazer o seu negócio crescer a cada dia, confira!

Conheça seus clientes

A melhor forma de conseguir começar a estabelecer um vínculo com seus clientes é conhecendo um pouco mais sobre eles, e simplesmente saber o nome, endereço e telefone não é o suficiente.

Acompanhe o histórico de compras de cada um, peça que o cliente preencha pesquisas de satisfação e tente entender seus padrões de comportamento. Dessa forma, você consegue ter uma comunicação mais segmentada e direcionada para cada caso, fazendo com que os clientes recebam contatos pertinentes e se sintam exclusivos.

Tenha canais de comunicação eficientes

Para que as pessoas continuem se lembrando da sua empresa, sejam elas clientes ou não, é preciso que você se comunique com elas. Para descobrir qual é a forma mais eficiente de comunicação, é recomendado que você faça testes A/B. Faça publicações em mídias sociais, disparos de e-mail marketing e utilize SMS, por exemplo, com layouts, títulos ou abordagens diferentes e veja qual delas surte mais efeito em seu público-alvo. É dessa maneira que você vai descobrir qual formato funciona melhor para o seu negócio.

Envie novidades

Quando for fazer contato com sua base, não mande mais do mesmo. É importante sempre tentar levar novidades que sejam interessantes para essas pessoas. Trazer só conteúdo institucional ou promoções que não são segmentadas pode cansar o seu cliente e a sua comunicação tende a perder a eficiência ao longo do tempo.

Faça marketing de conteúdo

Uma forma de gerar credibilidade e conseguir se relacionar com quem é ou não cliente é através de marketing de conteúdo. Crie um blog e faça publicações que sejam relevantes para a sua persona, levando conteúdo interessante e que ajude a gerar credibilidade.

A partir do momento em que você não entra em contato com seu cliente somente para fazer a divulgação de um produto ou fazer uma oferta, é natural ele dê mais atenção ao que você tem a dizer. Caso você vá divulgar as publicações também por e-mail, é importante segmentar a sua base para que você mande o conteúdo certo para as pessoas certas.

Utilize o Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score (NPS) é uma forma de conseguir avaliar o nível de satisfação do seu cliente. Utilizando esse índice, você vai conseguir saber se os seus clientes tendem ou não a recomendar a sua marca, o que pode te dar sinais de como fazer melhorias em seu produto, serviço ou atendimento.

A satisfação e a fidelização dos clientes é um dos passos primordiais para conseguir que sua empresa cresça no médio e longo prazo e para que ela seja cada vez mais lucrativa. Gostou das nossas dicas de como fidelizar clientes? Deixe um comentário sobre o assunto!

Ebook Seu Cliente é o Rei