4 princípios básicos da satisfação do cliente

4 princípios básicos da satisfação do cliente

Não importa o tamanho da empresa nem o ramo do negócio: a satisfação do cliente é essencial para ter sucesso. Enquanto muitos se preocupam com técnicas mirabolantes e medições exageradas, poucos se lembram de quem realmente sustenta qualquer empreendimento: o consumidor. Quando você foca as necessidades dele e demonstra interesse, tudo tende a funcionar melhor, e seus resultados podem disparar. Porém, existem alguns princípios básicos que devem ser seguidos para que isso seja conseguido.

Quer descobrir quais são eles? Então confira no texto a seguir:

Demonstre interesse sincero pelo seu cliente

Não adianta apenas vender: é preciso se relacionar. Demonstre interesse, mantenha contato, peça opiniões, faça um mailing eficiente e mantenha seus clientes informados sobre tudo o que acontece no seu empreendimento.

Além disso, coloque-se sempre disposto a ajudar e tirar dúvidas. Essa relação próxima ajuda a fidelizar o consumidor e a estabelecer uma relação de confiança que, além de fazê-lo comprar mais, o instigará a fazer propaganda boca a boca naturalmente.

Dessa forma, as vendas que você conseguir serão uma mera consequência de um processo bem maior.

Não perca o contato após a venda

Aproveite o bom relacionamento com o seu comprador e preste a atenção às oportunidades de fazer o que se chama de upselling ou o cross-selling dos seus produtos e serviços. Isso quer dizer que você vai reforçar para ele que fez um bom negócio e, dessa forma, ratificar sua decisão.

É normal que, depois de uma compra, qualquer pessoa fique em dúvida se fez um bom negócio ou conseguiu o melhor preço, e sua função será dar a certeza de que a compra foi positiva. Manter o contato após a venda dá mais segurança ao consumidor, garante mais chances de negócios futuros e, especialmente, de vender outros produtos ou serviços relacionados com mais facilidade.

Crie um programa que premie os melhores clientes

Toda empresa quer fidelizar seus clientes, mas poucas se lembram de, em troca, ser fiel a eles também.

Se um consumidor escolhe frequentemente sua empresa para fazer suas aquisições, ele faz jus a uma contrapartida, que deve ir além dos descontos. Por isso, um programa que premie os melhores, os mais antigos ou os consumidores que mais fazem negócios no seu estabelecimento vai fazer com que os clientes se sintam valorizados e queridos: o aspecto lealdade precisa ser bilateral.

Peça a opinião do cliente

Pedir a opinião do cliente vai fazer com que ele se sinta importante, mas, mais ainda, fará com que você tenha boas diretrizes para aprimorar seu negócio constantemente. É na satisfação dele que você precisa se basear para reforçar campanhas e métodos que estão dando certo ou realinhar diretrizes que não estão tendo o retorno que você esperava.

Existem clientes difíceis, mas eles podem ajudá-lo muito. O importante é ouvi-los com atenção, ser assertivo e priorizar a solução (seja qual for ela) da situação. Muitas vezes o freguês almeja ser ouvido, sentir que alguém compreende a sua situação e que pode ajudá-lo a resolver o problema. Em todos os casos, utilize o Net Promoter Score, a melhor maneira de realizar pesquisas de satisfação de clientes.

Esses são alguns dos princípios mais básicos para manter seu cliente satisfeito e seu empreendimento mais competitivo. Não é tarefa fácil agradar ao público consumidor de hoje, mas com inteligência e as atitudes certas, você pode conseguir!

Compartilhe com a gente, nos comentários, que atitudes o seu negócio toma para garantir a satisfação dos clientes!

Aproveite e baixe gratuitamente nosso E-book sobre a melhor maneira de monitorar a Satisfação de Clientes.