4 maneiras eficientes para reter clientes

4 maneiras eficientes para reter clientes

Muitos gestores investem tudo o que podem para atrair novos clientes. De fato, os esforços nesse sentido são muito importantes, principalmente no caso das empresas em crescimento. No entanto, é preciso arrumar a casa antes de se aventurar nessa busca. Afinal, conquistar novos clientes é muito mais caro do que manter os antigos e, além disso, a clientela atual certamente tende a consumir muito mais.

Por esse motivo, é muito importante apostar em estratégias de retenção de clientes. Assim, o gestor cria um terreno fértil para o crescimento, pois não abrirá mão daqueles consumidores que já fazem negócios com a empresa em busca de novos. A seguir, confira uma lista com algumas ações que podem ser desenvolvidas nesse sentido!

1. Foque no atendimento

Você sabia que, para o consumidor, o atendimento pode ser mais importante do que o preço do produto ou até do que a sua qualidade? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios — mais de 60% dos entrevistados disseram que o atendimento deveria ser uma prioridade para a empresa.

Estamos em um mundo cada vez mais global e, por isso, o cliente tem parâmetros muito mais amplos para avaliar qualquer empresa. Hoje, espera ser tratado como um rei. Por isso, é muito importante investir em treinamentos para que a sua equipe possa recepcionar os clientes da maneira mais apropriada possível. Esse é o nosso próximo ponto.

2. Realize treinamentos

É fundamental realizar treinamentos para ter uma equipe preparada. Assim, todos os colaboradores saberão resolver os problemas dos clientes. Basicamente, temos os treinamentos de produto, os comportamentais e os técnicos. Os dois primeiros são os mais recomendados para aqueles que buscam reter clientes.

As capacitações de produto são realizadas para que os colaboradores conheçam profundamente todos os produtos e serviços da empresa, podendo esclarecer quaisquer dúvidas do consumidor. Já os treinamentos comportamentais envolvem a transmissão dos valores e do posicionamento da empresa junto aos profissionais, para gerar uma uniformidade na qualidade do atendimento.

3. Conheça seu cliente

Conhecer o cliente é um importante passo para desenvolver ações mais precisas, focadas em suas necessidades. Por isso, se você quer investir na retenção de clientes, é muito importante reunir dados sobre os mesmos, que deverão ser utilizados tanto pela equipe de marketing, quanto a de vendas.

Para reunir as informações do cliente de maneira mais rápida e dinâmica, o gestor pode contar com sistemas como o CRM (Customer Relationship Management). A ferramenta é extremamente útil e garante ao gestor tudo o que ele precisa para melhorar a tomada de decisão.

4. Invista nos programas de fidelização

Por fim, nossa última dica para reter clientes é investir em programas de fidelização. Basicamente, a ideia é gamificar o consumo, isto é, transformá-lo em um jogo. A medida que o cliente compra os produtos da empresa, acumula pontos que podem ser trocados por recompensas, como produtos, descontos ou até brindes promocionais.

Os programas de fidelização podem ser uma excelente forma para estreitar os laços com o consumidor no longo prazo e, dessa forma, garantir uma base de clientes sólida.

Gostou de saber mais sobre retenção de clientes? Para você, qual é a melhor estratégia para reter clientes? Deixe sua opinião nos comentários!